O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória apresentou hoje, em sessão com jornalistas, a implementação de um Modelo de Gestão da Autarquia, pioneiro a nível nacional.
Este novo modelo assenta na elaboração de um Regulamento Municipal da Qualidade de Serviço, através do qual o Município terá de indemnizar os Munícipes que não vejam cumpridos os prazos de resposta ao seu pedido definidos pela Câmara.
Assim, será assumido um Compromisso com os Munícipes Praienses que passarão a conhecer todos os prazos definidos neste novo Regulamento sabendo, de antemão, quais são os seus direitos e as normas e procedimentos que a Câmara Municipal tem de cumprir, sob pena de ser obrigada a indemnizar o Munícipe lesado.
Segundo Roberto Monteiro, “este é um passo determinante para fazer do serviço prestado aos Munícipes um verdadeiro serviço público, exigindo à Autarquia respostas céleres e eficazes às necessidades dos Praienses. As Autarquias que criarem mecanismos de avaliação do seu desempenho serão mais eficazes e eficientes, prestando um melhor serviço.
Através deste modelo inovador será possível dar um contributo para a criação de mecanismos de avaliação do desempenho global dos Municípios, para além das perspectivas financeiras e da execução de “betão”, redefinir o papel das Autarquias num quadro de crescentes restrições orçamentais e aplicar as boas práticas de gestão ao Município de forma sustentável sem hipotecar o futuro das gerações vindouras.”
Gab. Pres.
|