O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória e o representante do conselho de administração da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) assinaram, na manhã de sexta-feira, 07, um acordo de cooperação financeira que visa patrocinar a realização de um estudo para apurar as necessidades com vista à instalação de uma unidade industrial na Praia da Vitória
Na conferência de imprensa, no âmbito da qual decorreu a assinatura do acordo, o presidente da Autarquia praiense sublinhou o carater histórico do projeto e, acima de tudo, o seu objetivo prático.
“Não se trata de um estudo cujas conclusões apontarão determinados rumos, sem consequência prática. Trata-se sim de um estudo que vai avaliar e definir quais as capacidades logísticas existentes e necessárias à instalação de uma unidade industrial de grande dimensão na Praia da Vitória. Este estudo vai determinar o que é necessário ao nível das infraestruturas, mão-de-obra, logística, processos e cadeias de abastecimento. Com esta informação será possível determinar concretamente que setores de atividade podem instalar-se na Praia, sendo o passo seguinte a captação de investimentos concretos”, explicou Roberto Monteiro.
“O estudo terá de estar concluído até ao final deste ano”, sublinhou.
“Este trabalho é o primeiro passo de um processo maior: a concretização de investimento no Concelho. E ambas as entidades, Autarquia e a FLAD, estão empenhadas em acompanhar o processo até ao fim, ou seja, desde esta fase de prospeção até à busca de investidores e a construção e/ou instalação da unidade fabril”, explicou, por seu turno, Jorge Gabriel, do conselho de administração da FLAD.
“O nosso empenho neste projeto enquadra-se num dos objetivos da atual equipa diretiva da FLAD: apoiar os Açores na busca de soluções do ponto de vista do seu desenvolvimento económico”, realçou, ainda, o responsável da FLAD.
“Classifico este acordo de histórico porque revela o empenho da FLAD nesta matéria e enquadra-se na ação concreta de uma entidade que pretende ajudar-nos a mitigar os efeitos da redução do contingente militar norte-americano nas Lajes”, explicou Roberto Monteiro.
O acordo assinado nos Paços do Concelho, na manhã de sexta-feira, enquadra a cooperação entre ambas as entidades, com a FLAD a financiar a verba necessária à realização do estudo, e que ascende a 28.500 euros.
“Já está selecionada a entidade que vai liderar o estudo e esperamos resultados até ao final do ano, sendo certa a continuidade da cooperação entre o Município e a FLAD”, garantiu o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, secundado pelo representante da FLAD.
Na sua intervenção, Roberto Monteiro sublinhou ainda o quadro atual de apoios existentes nos Açores, tornando atrativos os investimentos na Região.
“Hoje, além das várias linhas de incentivos regionais, os investidores podem contar com os fundos europeus, majorados para as regiões ultraperiféricas, assim como com fundos de capital, quer regionais quer municipais, caso do em formação pela Câmara da Praia. Além disso, a estratégia que adotamos ao nível da infraestruturação de espaços para parques industriais/empresariais, são elementos que reforçam substancialmente a atratividade da Região, particularmente da Praia da Vitória”, sublinhou o autarca praiense.
Estes elementos foram também destacados pelo administrador da FLAD, que realçou ainda o empenho da fundação em apoiar projetos futuros, quer pelos vários instrumentos financeiros ao seu dispor quer pelo relacionamento institucional que mantém a diversos níveis, particularmente junto do tecido empresarial europeu e norte-americano.
“Este é o primeiro momento prático da cooperação entre a Câmara Municipal da Praia da Vitória e a FLAD, marcando também o início da parceria entre ambas, porque de parte a parte há o compromisso e a vontade em fazer evoluir estas sinergias”, concluiu Roberto Monteiro.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt