O último fim-de-semana da IX edição do Outono Vivo, que terminou no passado domingo (16), foi marcado pela inauguração da exposição “Résvés Praia da Vitória”, que decorreu no sábado, dia 15, pelas 17h00, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira (AJAIT).
A iniciativa do município da Praia da Vitória, em colaboração com a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, contou com a participação de alunos da Faculdade e de artistas locais, promovendo assim um intercâmbio cultural, cujo objetivo consistiu em proporcionar uma troca de ideias e experiências entre os artistas do continente e os artistas locais.
Segundo Tibério Dinis, vereador da Cultura da edilidade praiense, “esta parceria com a Academia de Juventude afirma-se como essencial para a formação dos nossos artistas e também para a consolidação do plano formativo desta entidade.”
A mostra, que teve como temática “Atlântico e Geoestratégia”, foi composta por cerca de 20 peças, nas áreas da pintura, escultura e desenho. Participaram na exposição os alunos da Residência Artística – Faculdade de Belas-Artes Marco Moreira, Rita Cardoso, André Falcão, Pedro Serrano, Bárbara Bulhão e David Swartz; e os artistas residentes Luís Brum, Paulo Sousa e Luís Santos. Os responsáveis pelo projeto foram Beatriz Bento e Ilídio Saltero.
Além da Exposição “Résvés Praia da Vitória”, o programa incluiu, no último fim-de-semana do Outono Vivo ’14, animação infantil, com insufláveis; visitas guiadas ao Forte de Santa Catarina; contos infantis, com Valter Peres; a apresentação do livro “1974: Democracia – 25 de abril nos Açores”, de José Andrade; a alocução “José Silvestre Ribeiro – O Liberal e o Humanista”, proferida por Maria João Vieira; o Concerto “Vozes do Fado”; a atuação do grupo “Música Nostra”; o Café Concerto com BWF – Bruno Walter Trio; a apresentação do livro “O Outro Lado – Palavras livres como o pensamento”, de Aníbal Pires; o lançamento do CD do Grupo Folclórico “Doce Esperança”; a atuação do “Quinteto d’Angra”; e o encerramento da Feira do Livro.
“O Outono Vivo termina assim a sua IX edição, subordinada ao tema “Baluarte das Liberdades”, sendo que no próximo ano contamos com o Prémio Literário Vitorino Nemésio, assim como reformulações no Concurso Literário para jovens”, concluiu Tibério Dinis.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt