Tendo em conta que o emprego deve ser prioridade na agenda de qualquer poder político, a Câmara Municipal da Praia da Vitória está a dar os primeiros passos para a criação de uma Agência Municipal de Emprego.
Esta Agência pretende dar resposta ao número de desempregados do Concelho, através de um projecto sustentado que define as principais necessidades dos vários sectores empregadores do Concelho, numa perspectiva a médio longo prazo.
Esta Agência será sustentada por grandes vectores/etapas que, conjugados, permitem aferir um diagnóstico pormenorizado e real sobre qual o caminho a seguir nos próximos anos.
Assim serão realizados três diagnósticos que serão a base da actividade desta Agência de Emprego:
- Diagnóstico já em fase final, realizado pelo Gabinete de Apoio ao Investidor, que faz um levantamento de todo o Tecido Empresarial no Concelho da Praia da Vitória;
- Diagnóstico sobre as Competências existentes na população desempregada, através da recolha de todos os currículos e de entrevistas a toda a população que não se encontra integrada no mercado de trabalho e tratamento desses dados;
- Estudo Sociológico indicativo da evolução futura da população do Concelho, da evolução futura do grau de escolaridade, da evolução futura das competências da população, da evolução futura do número de habitantes;
- Diagnóstico das necessidades empresariais e competências necessárias para responder às necessidades futuras do Concelho, integrado na realidade de Ilha e Regional;
Estas várias vertentes terão em conta o Plano de Expansão da Cidade em termos espaciais, permitindo aferir as necessidades de novos arruamentos e de novas infra-estruturações para a instalação de Empresas.
Depois da conclusão dos vários estudos que sustentarão a actividade da Agência Municipal de Emprego serão desenvolvidas parcerias com a Escola Profissional da Praia da Vitória para a materialização dos Planos de Intervenção resolutivos dos problemas nesta área.
Desta forma, a Câmara Municipal assume o Emprego como uma prioridade na sua agenda política para os próximos anos, fomentando a formação, qualificação e mobilidade dos seus Munícipes tendo uma visão clara e concreta das principais necessidades do Concelho a médio longo prazo. Esta aposta na melhoria da mão de obra praiense terá um impacto muito positivo na qualidade e eficácia dos serviços prestados pelo tecido empresarial praiense.
Gab. Pres.
|