Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Vice-presidente da Câmara Municipal da Praia no Encontro Regional de CPCJ’s, “Ações de âmbito social são mais eficazes através de uma estratégia local e integrada”
02 dezembro 2014

A vice-presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que a ação local é a melhor resposta para os problemas sociais existentes e que, por isso, urge “construir uma nova estratégia territorial, operacionalizada por uma nova forma de intervenção integrada”, capaz de racionalizar meios, otimizar processos de intervenção e garantir uma visão e ação de proximidade junto das pessoas, famílias e comunidades.

Paula Ramos, que intervinha na sessão de abertura do Encontro Regional de Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, a decorrer nos dias 02 e 03 de dezembro, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, sublinha que “a ação local possibilita uma utilização adequada dos recursos junto de quem mais necessita bem como uma capacidade de resposta a necessidades emergentes”.

“Enquanto no modelo de sociedade inclusiva, as politicas sociais tinham uma natureza essencialmente redistributiva, solidária, universal e desterritorializada, atualmente tendem a basear-se nos principios da gestão do risco e da responsabilidade individual. A intervenção social, nesta conjuntura, tende para a responsabilização e implicação dos beneficiários, bem como para a localização das politicas e intervenções. Ora, chegados a este ponto, importa saber como decidir e como explicar escolhas, num contexto de desestabilização, de desqualificação social, em que se torna necessário abrir espaço à existência de critérios locais, contextualmente distintos, produzidos e aplicados em diversos circuitos de distribuição e trocas sociais e económicas”, argumenta.

“A ação local surge como resposta possivel, não apenas a problemas sociais e económicos, mas também ao peso burocrático e administrativo dos serviços centrais do Estado; constitui-se como uma forma de resistência à degradação das condições de usufruto de determinados direitos sociais. Verifica-se a necessidade de construir uma nova estratégia territorial operacionalizada por uma nova forma de intervenção integrada, que racionalize e rentabilize localmente os diferentes recursos técnicos e logisticos existentes, otimizando os processos de intervenção, articulando as diferentes perspetivas dos problemas e vias de solução, eliminando sobreposições e lacunas de atuação, permitindo a análise dos problemas de cada cidadão e sua familia e do Concelho, como um sistema que integra o todo das suas inter relações pessoais, sociais e comunitárias”, considera a responsável municipal.

“O apoio à familia deve ser considerado no seu contexto macro-social. O problema de base da não integração de muitas familias não se situa em familias isoladas mas em mecanismos e estruturas sociais. Assim, é preciso detetar e contrariar os fatores sociais que produzem a não integração. O estabelecimento de laços sociais, com pessoas, atividades e valores conformes, deve ser a aposta de uma politica efetiva de prevenção da não integração”, adiantou.

Importância da Escola

Na sua intervenção, a vice-presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória centrou ainda atenções na importância da escola como veículo de integração social das crianças e jovens e destacou o empenho do Município praiense em projetos educativos.

Nesse contexto, anunciou dois novos projetos: “Aprender a Estudar Melhor” e o “Atelier de Magia”, que serão coordenados por Dora Roldão e funcionarão na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira.

Segundo Paula Ramos, o combate ao insucesso e abandono escolar é uma prioridade no Município da Praia da Vitória.

“A inclusão constitui a resposta adequada para o reconhecimento da criança como sujeito de direito bem como o meio de luta eficaz contra a pobreza e a exclusão social. A importância da escola como veículo de integração não pode, nem deve, ser esquecida, daí que o combate ao abandono e insucesso escolar seja uma das intervenções sociais que o Municipio da Praia da Vitória elegeu como prioritária”, sublinhou.

“Ao nível individual, a saída de uma criança ou jovem do sistema de educação e formação sem atingir um determinado patamar de referência limita fortemente o seu campo de possibilidades. No plano profissional, conduz a uma integração em segmentos menos qualificados de emprego, com fracas perspetivas de mobilidade, baixas remunerações e um risco desproporcionalmente elevado de precariedade e, principalmente, desemprego. A escola oferece bens importantes aos alunos (aptidões que abrem a via do sucesso material e social) numa perspetiva de socialização secundária. Daí que o combate ao abandono escolar precoce seja fundamental para promover o crescimento económico e a inovação, fortemente dependentes do conhecimento e da existência de mão-de-obra qualificada”, defendeu Paula Ramos.

A responsável municipal enfatizou ainda ser fundamental o reconhecimento de que “as escolas têm de servir os alunos que realmente têm, e não aqueles que que talvez gostassem de ter, poderá ser o primeiro passo para ter um sistema escolar que dê uma oportunidade a todas as crianças”.

“Neste contexto, o Município da Praia da Vitória, através do Projeto Reabilitação na Comunidade, iniciado em 2008, desenvolve ações de apoio a crianças, adultos e idosos do concelho da Praia da Vitória, nomeadamente, nas áreas de Reabilitação Psicomotora; Neuropsicologia; Apoio Psicopedagógico; Serviço Social e Animação Sócio-cultural, com o objetivo último de realizar a integração social e plena do individuo em sociedade. Este projeto, em novembro de 2012, foi reconhecido a nível nacional com um dos prémios “Hospital do Futuro” atribuídos pelo Fórum Hospital do Futuro e pelo SINASE – Sistema Nacional de Atendimento Sócio-Educativo, que premeiam anualmente pessoas e organizações que se destacaram ao longo do ano anterior na dinamização de projetos úteis na comunidade. O Projeto Reabilitação na Comunidade venceu o segundo lugar na categoria de Educação”, pormenorizou.

“Em suma, o Município da Praia da Vitória assume a Educação como principal pilar do seu desenvolvimento, demonstrando inovação e liderança na implementação de atividades de enriquecimento curricular no 1.º ciclo do Ensino Básico, numa aposta clara na valorização de competências técnicas e humanas das crianças de hoje que serão os pais e educadores de amanhã”, concluiu.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais