Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Promoção do Emprego e do Investimento, consolidação orçamental e aproveitamento integral dos fundos europeus norteiam Plano e Orçamento da Câmara Municipal da Praia da Vitória para 2015
10 dezembro 2014

Promoção do emprego e do investimento, consolidação orçamental e financeira, aproveitamento integral dos fundos comunitários, maior eficiência nos serviços municipais e maior reprodutividade nos ativos municipais. São estes os objetivos enquadrados no Plano e Orçamento da Câmara Municipal da Praia da Vitória para 2015, segundo o presidente da Autarquia

Roberto Monteiro, que pormenorizou o orçamento para o próximo ano na conferência de imprensa de apresentação do documento, que decorreu na manhã de quarta-feira, 10, adiantou que a dotação global (despesa corrente e despesa de capital) ascende a 15 milhões de euros (49 por cento para corrente e 51 por cento para investimentos).

“A dotação reservada para investimento vai aumentar ao longo do ano tendo em conta que começaremos a aprovar as candidaturas ao novo quadro comunitário de apoio. Como as candidaturas só abrem no início de 2015, só aí poderemos inscrever esses valores na componente de orçamento de capital/investimento. No final do ano, teremos um orçamento idêntico ou até superior a 2014”, clarificou o autarca praiense.

Segundo o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, ao nível do investimento já consagrado no Plano e Orçamento da Autarquia, cerca de um milhão de euros será abatido nos empréstimos de médio e longo prazos, o que permitirá uma redução do mesmo em 11 por cento até ao final de 2015, cifrando o passivo em 7.842.000 euros.

Ao nível dos investimentos já aprovados no âmbito do Proconvergência (quadro comunitário que agora finda), o autarca adianta que, em 2015, continuarão a ser executados os projetos de reabilitação de arruamentos municipais e o projeto ambiental e turístico Life (que abrange a requalificação das zonas húmidas do Concelho).

“Serão ainda investidos 2,3 milhões de euros em projetos de reabilitação e conservação de imóveis municipais e 250 mil euros na modernização administrativa e na certificação dos serviços operacionais do Município, sendo este último projeto pioneiro em todo o País e, certamente, uma mais valia para a eficiência, eficácia e produtividade da operação municipal, com efetiva melhoria de qualidade nos serviços prestados aos munícipes”, sublinha.

Prioridades de investimento

Na conferência de imprensa, o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória destacou também os oito eixos/projetos que a Autarquia pretende concretizar através do cofinanciamento ao abrigo do Programa Operacional dos Açores (o novo quadro comunitário de apoio).

“A incubadora de desenvolvimento local e o business and inovation center serão prioridades nas candidaturas que apresentamos à União Europeia. São dois investimentos que, certamente, encimarão o nosso plano para a promoção do emprego e do investimento no Concelho”, especificou.

Na lista de prioridades incluem-se também o projeto de abastecimento de água a Santa Rita e o sistema de saneamento Vila Nova/Lajes, o projeto de urbanismo sustentável integrado para o centro histórico da cidade e os parques empresariais da Boavista e Vila das Lajes.

“Outro dos projetos prioritários é a requalificação da muralha da cidade, assim como projetos de prevenção e gestão de riscos na orla costeira e nas ribeiras do Concelho. Avançaremos também com o projeto de eficiência energética na iluminação pública e edifícios municipais, contribuindo para a redução do peso da fatura energética na estrutura de custos da Autarquia, e que, atualmente, representa 30 por cento do orçamento dedicado a essa vertente”, adiantou Roberto Monteiro.

 A melhoria das infraestruturas educativas (quer ao nível dos edifícios escolares quer da modernização de equipamentos) e o projeto turístico “Dream Bay” (que integra e potencia as várias vertentes da baía da Praia da Vitória) são outras duas prioridades no pacote de projetos que a Autarquia praiense candidata a cofinanciamento comunitário.

 “Muitas destes projetos já estão estruturados e prontos a serem candidatados aos fundos do nosso quadro comunitário de apoio. Esperamos ter luz verde para a sua concretização no início de 2015”, referiu o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

 Despesa Corrente e Receitas

Na conferência de imprensa, o autarca praiense especificou ainda o orçamento corrente da Câmara Municipal que ascende a 7,2 milhões de euros.

“Deste valor, 48 por cento é destinado a despesas com pessoal; 26 por cento à aquisição de bens e serviços, sendo 30 por cento deste valor destinado à fatura da eletricidade; 13,6 por cento para projetos sociais e de emprego; seis por cento para projetos ambientais, culturais e desportivos; 1,5 por cento para a delegação de competências nas Juntas de Freguesia (a que se soma o apoio logístico e de recursos efetuado pela Autarquia) e 2,5 por cento para encargos financeiros”, adiantou.

Relativamente às Receitas, Roberto Monteiro explicou que, para a receita corrente, 73 por cento do valor resulta de transferências do Orçamento Geral do Estado e 27 por cento de receitas próprias da Autarquia.

Ao nível das Receitas de Capital, 47 por cento resultam de fundos comunitários; 35 por cento de receitas próprias; 9,6 por cento de contratos celebrados com o Governo Regional dos Açores; e 8,4 por cento de transferências do Orçamento Geral do Estado.

O Plano e Orçamento da Câmara Municipal da Praia da Vitória para 2015 foi aprovado por maioria (votos a favor dos vereadores do PS e duas abstenções dos vereadores do PSD) em reunião de Câmara.

O documento é debatido e votado na Assembleia Municipal agendada para sexta-feira, 12 de dezembro, no Auditório da Casa das Tias.


Praia da Vitória, 10 de dezembro de 2014.

Gabinete da Presidência

 

Notícias Relacionadas

De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais