Está tudo a postos para o início do Outono Vivo 2006.
Da Praia baía de abraços e encantos nasce em Outubro uma onda de cultura para banhar a Ilha, a Região, o País…
Efectivamente, em antagonismo com a estação Outonal, altura em que se realiza o evento, com o tempo da queda das folhas, da chegada do frio, dos dias mais curtos e de alguma nostalgia, temos o desabrochar quente, imenso e alegre duma cultura que queremos bem viva.
É este o nascer do “Praia – Outono Vivo”, festival de cultura, realizado entre 27 de Outubro e 5 de Novembro, por toda a cidade da Praia da Vitória, tendo como núcleo principal, o espaço junto à Marina.
O termo “Vivo” no nome deste projecto, ao trocar o sentido do nosso imaginário no que a esta estação do ano normalmente está associado, acrescenta um significado de Vida que se pretende para um acontecimento Cultural.
O núcleo do evento é a Feira do Livro – que tem como ramificações outras actividades e extensões que dão ao “Praia Outono Vivo” uma dimensão cultural de maiores significados e ambições. Simbolicamente toma-se o objecto – o livro – como pedra basilar onde começou a ser registado o conhecimento. Só que este não fica cristalizado nas suas páginas. Liberta-se e espalha-se pela cidade e pela Ilha através da realização de numerosos acontecimentos.
Em simultâneo com a Feira do Livro, realizam-se palestras em que a escolha dos oradores é centrada no lema: “Expressão do Pensamento”, ou seja, personalidades de renome do mundo da escrita, da ciência, da política, do pensamento, etc.
Como Outubro e Novembro são os meses escolhidos pelas editoras para apresentação no mercado, de obras com a finalidade das mesmas estarem disponíveis por altura do Natal, promovemos o lançamento de livros neste evento, com a presença dos seus autores.
A par do atrás referido, realizam-se exposições por toda a Cidade, workshops, e espectáculos de vária ordem, nomeadamente, folclore, teatro, dança e música. Inclusive, é com o Festival do Ramo Grande que encerraremos o primeiro “Praia Outono Vivo” no final da semana, sendo o cabeça de cartaz um dos nomes mais importantes do Jazz contemporâneo mundial Al Di Meola.
Gab. Pres.
|