Francisco Ornelas da Câmara, o herói terceirense da Restauração, nasceu na Praia há 400 anos atrás. Volvidos estes quatro séculos, no corrente mês de Outubro – integrado no programa do projecto cultural Outono Vivo da edilidade praiense – o IAC-Instituto Açoriano de Cultura, com o apoio financeiro da Câmara Municipal e da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, leva a efeito um colóquio no próximo sábado, dia 28, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, para assinalar a efeméride.
Com a participação de professores universitários e investigadores, o colóquio reúne seis especialistas que, em duas sessões, apresentarão as seguintes comunicações:
- de manhã, das 10h00 às 12h30: Prof. Doutor Avelino de Freitas de Meneses «Tempos da História da Praia»; Drª Joana Balsa Carvalho de Pinho «A documentação da conta do pagador Martim Ruiz de Laris (1583-1601). Que contributos para a história dos Açores?»; e Prof. Doutor João Marinho dos Santos «Os Açores e o seu mundo em começos do século XVII»;
- à tarde, das 14h30 às 17h00: Doutor José Guilherme Reis Leite «Francisco Ornelas da Câmara e o Tombo da Câmara da Praia»; Dr. Carlos Enes «Francisco Ornelas da Câmara nas comemorações do duplo centenário»; e Prof. Doutor Rui Carita «As defesas da baía da Praia da ilha Terceira».
Na ocasião será também apresentado e distribuído ao público presente o CD-ROM intitulado Documentação sobre os Açores existente no Archivo General de Simancas: Guerra y Marina (1606-1616), que contém importante informação para a História dos Açores, e resulta de um projecto de investigação, pesquisa e levantamento da documentação sobre os Açores existente no Archivo General de Simancas (Espanha), que o IAC-Instituto Açoriano de Cultura tem vindo a desenvolver com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Recorda-se que foi mandada celebrar uma missa de homenagem a Francisco Ornelas da Câmara no passado dia 12 – dia em que passaram os 400 anos sobre o seu nascimento – na igreja Matriz da Praia – onde se encontra a sua pedra tumular – pela Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Francisco Ornelas da Câmara, nasceu no dia 12 de Outubro de 1606, na Praia, e faleceu, em Angra, no dia 24 de Abril de 1664. A historiografia terceirense consagrou-o como o herói da restauração, porquanto, estando em Lisboa em 1640, foi encarregue por D. João IV de promover a aclamação deste novo rei nas ilhas dos Açores. Sabe-se ao certo que aclamou D. João IV na Praia e, conjuntamente com o seu cunhado, o capitão-mor de Angra João de Bettencourt, comandou as acções militares do cerco ao então denominado Castelo de São Filipe, hoje Castelo de São João Baptista, do qual se tornou governador, em 1660, em recompensa pelos seus feitos, vindo a falecer neste cargo.
Foi isto quanto lhe bastasse para que a sua memória se mantivesse bem presente até aos nossos dias e justificasse esta comemoração. Importa, porém, hoje entender a construção da memória que a historiografia consentiu em torno deste personagem/herói que foi Francisco Ornelas da Câmara, objectivo para o qual este colóquio – dirigido e aberto ao público em geral – pretende também contribuir.
Gab. Pres.
|