Ao Ritmo da Música” é o tema da edição deste ano das Festas da Praia, que decorrem de 31 de julho a 09 de agosto. O cartaz e o orçamento das Festas foram apresentados na manhã de quarta-feira, 25, em conferência de imprensa.
Em declarações aos jornalistas, o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória sublinhou a importância das Festas da Praia para a economia local e para a promoção turística do Concelho.
Relativamente ao orçamento das Festas, Roberto Monteiro adiantou que a componente da responsabilidade do Município foi reduzida em cinco por cento, comparativamente à edição de 2014, mas garantiu que essa diferença é compensada pelo aumento das receitas garantidas pela própria Festa.
“Esta alteração decorre do sucesso do modelo que temos vindo a implementar ao longo dos últimos anos e que transformou as Festas da Praia num evento apetecível para os privados. Além disso, esta alteração não afeta, de forma alguma, a qualidade das Festas da Praia 2015”, sublinhou o autarca praiense.
As Festas da Praia 2015 têm um orçamento global de 705 mil euros.
Na ocasião, o vereador da Cultura da Câmara Municipal e presidente da Cooperativa Praia Cultural, entidade gestora das Festas da Praia, realçou os procedimentos que têm vindo a ser implementados nos últimos anos e que garantem uma gestão rigorosa e criteriosa das Festas.
“As Festas da Praia da Vitória são um marco no panorama festivo regional e nacional. São o nosso maior cartaz turístico e garantem uma rentabilidade significativa para a economia local”, sublinhou Tibério Dinis.
Relativamente ao tema das Festas da Praia 2015, Nivalda Bettencourt, coordenadora-geral da edição deste ano, adiantou tratar-se de uma escolha resultante da ligação do Concelho à música e da ligação da música à vida.
“A música está no nosso quotidiano pela emoção, cor e alegria que transmite a quem a ouve e sente. Estes são os elementos que, no fundo, caracterizam a essência das Festas da Praia. Pretendemos que o cortejo de abertura, um dos pontos altos da Festa, seja sobretudo um espetáculo completo que apele aos sentidos, sendo a música o elemento de união e interactividade com o público. Esperamos que seja uma festa ao ritmo da música”, explicou.
Além do desfile infantil, o programa inclui a tradicional cantoria, folclore, danças de carnaval, concertos de filarmónicas, animação de rua e atuações no Palco Marina, com enfoque em bandas locais, assim como nacionais.
Segundo Tibério Dinis, presidente da Cooperativa Praia Cultural, que apresentou as contas do ano anterior, “o balanço é positivo e equilibrado, visto que foi concretizada a receita prevista, garantindo a sustentabilidade económica e financeira das Festas”.
“Considerando o orçamento para este ano e a consequente redução de 5% da Câmara Municipal, cabe às Festas da Praia gerar mais receitas, dando maior visibilidade às marcas e valorizando os parceiros, que são muito importantes do ponto de vista da manutenção do sucesso do evento”, explicou.
Na conferência, foram referidos ainda os nomes dos responsáveis pelos espaços que constituem a Festa, nomeadamente Filipe Sousa, no “Blue Music Resort”; Escola Profissional da Praia da Vitória, liderada por Domingos Borges, na Feira Gastronómica; e Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande em parceria com a Tertúlia Tauromáquica Terceirense, na corrida de praça.
A conferência contou também com um momento musical, protagonizado por João Pedro Santos, na guitarra e Bráulio Brito, no trompete.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt