A potenciação de projetos inovadores, o incremento das exportações e o reforço do autoconsumo inserem-se no conjunto de medidas que o Município da Praia da Vitória se encontra a preparar, com vista à dinamização do setor agrícola local, segundo a Vice-Presidente da Autarquia. Paula Ramos intervinha no âmbito da sessão de encerramento das VIII Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória, que decorreu, domingo, 22.
“O Município da Praia da Vitória considera que a promoção e a dinamização do setor agrícola, que assume um papel preponderante no desenvolvimento da Região, são fundamentais para que se consiga ultrapassar a crise que nos assola, agravada pela redução do contingente militar norte-americano na Base das Lajes”, referiu.
“Nesse enquadramento, acreditamos que parte da solução para o crescimento da atividade agrícola passa pela comercialização, contribuindo para a valorização da produção local e o aumento do rendimento para quem produz; indexação do preço do leite ao produtor, tendo por base os vários segmentos de produtos, não apenas o de menor valor acrescentado, motivando a indústria e alcançando novos mercados; e a diversificação do setor agrícola, particularmente por produções que permitam reduzir as importações nestes produtos, seguindo uma estratégia de complementaridade com a produção principal”, explicou.
A responsável municipal defende que “estes desafios são essenciais à reflexão e debate no seio do setor agrícola, podendo contribuir decisivamente para o seu sucesso.”
“As Jornadas Agrícolas, consolidadas como um espaço de referência no debate de questões relacionadas com a agricultura, devem ser utilizadas para traçar novas estratégias que garantam a sustentabilidade da agro-pecuária”, disse.
“Nesse sentido, durante estes três dias de reflexão e partilha de experiências, métodos e visões, surgiram diversas ideias a adotar pelos empresários e associações agrícolas, nomeadamente atualização de procedimentos, união, rigor orçamental, diferenciação, certificação, qualidade ambiental, segurança alimentar, comercialização, adaptação e internacionalização. Estas são palavras-chave para o sucesso do setor agrícola”, acrescentou.
Para a edil praiense, “o setor agrícola encontra-se em constante mutação e os empresários devem acompanhar essa mudança, inovando e diversificando a sua atividade para conseguirem uma diferenciação, relativamente aos demais produtores.”
Aposta nos jovens enquanto agentes dinamizadores do setor agrícola
Uma das vertentes constituintes da futura incubadora da Praia da Vitória assenta na aposta do agrobusiness, direcionado a jovens empreendedores, com vista a dinamizar a atividade agrícola no Concelho. A ideia foi transmitida por Osório Silva, vereador do Desenvolvimento e Coesão Rural, das Infraestruturas e Mobilidade, no âmbito da sessão de abertura.
“Pretendemos conceder aos jovens as ferramentas e o conhecimento necessários para que estes possam reunir as condições que garantem o aumento das exportações para o mercado”, disse.
O responsável municipal acredita que “os empresários agrícolas são peças essenciais na rentabilização económica da ilha e devem unir-se em prol da evolução e diversificação do setor.”
“O aumento das exportações, reduzindo as importações, é fundamental para o reforço da competitividade e qualidade das nossas produções agrícolas, contribuindo para a sua valorização”, frisou.
Segundo Osório Silva, “as Jornadas Agrícolas, ao longo dos seus sete anos de existência, consolidaram-se como um dos principais fóruns de debate das diversas vertentes da agricultura na Região.”
“Áreas como a horticultura, a floricultura e a produção biológica desempenham um papel fulcral no crescimento agrícola”, acrescentou.
As VIII Jornadas Agrícolas, subordinadas ao tema “Novos Desafios. Novas Oportunidades”, decorreram de 20 a 22 de março, no Centro Social do Juncal.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt