Nos dias 23 e 24 de maio, a Marina da Praia da Vitória acolhe a II Biofeira dos Açores, promovida pela Bioazórica, em colaboração com o Município da Praia da Vitória e a SDEA (Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores). A apresentação do programa foi realizada na manhã de segunda-feira, 18, em conferência de imprensa, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Segundo Roberto Monteiro, presidente da Câmara Municipal, “esta iniciativa, que decorre pelo segundo ano consecutivo, assenta na produção e comercialização de produtos biológicos, fomentando hábitos de vida saudáveis na comunidade.”
“Para que a produção e comercialização se complementem, é necessário apostar em três vertentes distintas, nomeadamente a aposta na informação como meio de promoção e desenvolvimento do mercado interno de consumidores; o apoio à adesão de novos produtores; e o enfoque na comercialização com valor acrescentado”, referiu.
“A contínua aposta em atividades inovadoras, como workshops e palestras, entre outras, que permitam dar a conhecer não só a vertente do consumidor, mas também a confeção dos produtos biológicos, é uma das linhas orientadoras da Bioazórica e, concretamente, desta feira”, explicou.
Roberto Monteiro considera ainda que “a viabilidade dos investimentos dos novos produtores só é possível acrescentando valor ao que é produzido, tornando único aquilo que é biologicamente criado, pela ausência de fertilizantes.”
“O Município e os seus parceiros foram pioneiros na concretização deste tipo de projetos, designadamente com a criação do mercado biológico, orgulhando-se de todo o trabalho desenvolvido, disse.
“Esperamos que este conceito seja uma forma de interação entre produtores e novos clientes, dinamizando a produção regional”, concluiu.
Para a presidente da Bioazórica, Mónica Oliveira, “o programa da II Biofeira dos Açores é transversal, considerando os diferentes públicos. Pretendemos dar a conhecer os nossos produtos e consciencializar a comunidade para a importância da agricultura biológica.”
“Considerando a forte adesão e o consequente sucesso da I Biofeira, realizada no ano transato, o evento terá lugar na Marina da Praia da Vitória”, referiu.
Segundo Mónica Oliveira, “o espaço dispõe de diversas atrações, que incluem uma banca de produtos para venda; produções artesanais; alfaias agrícolas; um espaço de restauração alargado para degustação de produtos biológicos; momentos musicais; workshops e palestras, com a presença de referências nacionais, que podem transmitir conhecimentos sobre a agricultura biológica; uma quinta pedagógica, direcionada aos mais pequenos; e um espaço infantil, onde os pais poderão deixar os seus filhos, com o devido acompanhamento, para explorarem a feira.”
Lara Martinho, representante da SDEA, considera que “a Biofeira enquadra-se na estratégia de promoção de produtos regionais, a nível interno, contribuindo significativamente para a valorização do que é nosso e dinamizando o conceito da Marca Açores.”
O espaço estará aberto ao público entre as 10h00 e as 22h00, no dia 23, e das 10h00 às 19h00, a 24.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt