A sustentabilidade ambiental constitui uma responsabilidade cívica, devendo ser promovida por todos os cidadãos no sentido de salvaguardar o futuro das gerações vindouras. A ideia foi veiculada por Paula Ramos, Vice-Presidente do Município da Praia da Vitória, no âmbito da sessão de abertura da II Feira de Ambiente, que decorreu na manhã de segunda-feira, 01 de junho, no Edifício Municipal da Marginal.
Segundo a responsável municipal, “é necessário alertar a comunidade para o perigo de esgotarmos os recursos naturais, colocando em risco a sustentabilidade das diversas espécies e, no limite, da própria espécie humana.”
“Nesse sentido, o Município aposta na concretização de iniciativas de educação ambiental, com vista a incutir na população um conjunto de valores e uma ética, que lhes permita adotar determinados comportamentos, não pondo em causa a qualidade de vida atual nem comprometendo a das futuras gerações”, referiu.
A edil praiense acredita que as crianças constituem o público-alvo das ações de sensibilização ambiental, considerando a facilidade desta faixa etária em assimilar novos conceitos e adotar novos comportamentos.
Para Paula Ramos, “esta feira tentou reunir, no mesmo espaço, diversas entidades da área do Ambiente, com o intuito proporcionar uma troca de experiências entre as mesmas e incutir, nos mais jovens, valores de respeito e preservação ambiental.”
“O Município tem desenvolvido um trabalho consistente no que concerne às temáticas relacionadas com o meio ambiente, nomeadamente a importância da poupança da água e tratamento de resíduos, pela empresa municipal Praia Ambiente, e a importância da conservação da natureza e recuperação das zonas húmidas, enquanto património natural, pela Autarquia”, disse.
“O desenvolvimento do projeto Life CWR e a participação nos programas “Eco-Escolas” e “Bandeira Azul” são algumas das metas traçadas pelo Município no sentido de valorizar o que é nosso”, concluiu.
A iniciativa, integrada nas comemorações do Dia Mundial da Criança (01 de junho) e Dia Mundial do Ambiente (05 de junho), englobou diversas atividades lúdicas e recreativas, nomeadamente animação infantil, exposições, troca de livros, jogos e trabalhos manuais.
Este espaço contou com a presença de várias entidades ligadas à área do Ambiente, que deram a conhecer a sua atividade e a sua oferta formativa, designadamente a empresa municipal Praia Ambiente; o Parque Natural da Ilha Terceira; a Junta de Freguesia do Porto Martins; o Grupo de Biodiversidade da Universidade dos Açores; a Biblioteca Municipal Silvestre Ribeiro; a empresa Rope Adventures; o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da Guarda Nacional Republicana (GNR); a Grater; e a Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt