Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Autoridades testam com sucesso resposta a incêndio em embarcação na Marina da Praia da Vitória
08 junho 2015

O Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória (SMPCPV), a Capitania do Porto, a Polícia Marítima, o Corpo de Bombeiros, a Polícia de Segurança pública (PSP), a Portos dos Açores, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores e os colaboradores da Marina realizaram, com sucesso, na manhã de 06 de junho, um exercício de resposta a um incêndio numa embarcação, na Marina da Praia da Vitória, originado pela passagem de uma superfície frontal fria forte.

O evento possibilitou testar a capacidade de resposta dos intervenientes e o treino da conduta operacional dos agentes de proteção civil e das entidades envolvidas, bem como a articulação dos colaboradores da Marina, para possíveis situações reais de emergência na infraestrutura.

O exercício realizou-se em formato LivEx, tendo sido empenhados, no teatro de operações, meios e recursos de combate ao incêndio e de socorro, considerando o princípio de unidade de comando, que determina que todos os agentes de proteção civil atuam no plano operacional, articuladamente sob um comando único, sem prejuízo da respetiva dependência hierárquica e funcional.

Osório Silva, responsável pelo SMPCPV, considera que esta simulação contribuiu para implementar o Plano Municipal de Emergência, definindo quais as melhores formas de intervenção, em caso de acidente grave ou catástrofe.

“O exercício permitiu-nos determinar as barreiras existentes, no sentido de colmatar futuros entraves em situação de emergência, facilitando a atuação das entidades competentes”, referiu.

Para Paulo Carvalho, Comandante da Capitania do Porto, “foi a primeira vez que se realizou um exercício desta natureza na Marina. Penso que estes exercícios são muito importantes, no sentido de explorarmos diferentes cenários de emergência.”

Eduardo Arruda, Comandante dos Bombeiros, destacou o empenho da sua equipa na resposta à ocorrência, considerando o nível de dificuldade da mesma.

Após o exercício decorreu um briefing, tendo sido apresentada, pelo vereador Osório Silva, a fita de tempo mapeada pelo SMPCPV, seguindo-se da análise das ações operacionais dos intervenientes, no cenário criado.

Futuramente, serão realizados outros simulacros, a nível interno, visto que é importante dar formação aos colaboradores, ao nível do manuseamento de alarmes contra incêndios e correta utilização de extintores. Estão ainda previstas formações na área de primeiros-socorros e medidas de autoproteção, entre outras.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt