Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Roberto Monteiro acusa o Governo da República de falta de respeito e solidariedade para com os Açores
23 junho 2015

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória criticou a falta de respeito e de solidariedade do Governo da República, para com a Região Autónoma dos Açores, no que concerne aos efeitos da redução militar na base das Lajes, e que se traduzem em consequências nefastas para a economia local e regional. As acusações foram lançadas pelo edil praiense, Roberto Monteiro, na comemoração do 34º Aniversário da elevação da Praia a Cidade, que decorreu na tarde de 20 de junho, no Auditório do Ramo Grande.

Segundo o Autarca, “O nosso contributo histórico para os interesses estratégicos de Portugal e dos Estados Unidos exige a assunção de compromissos efetivos, no âmbito da revitalização económica e da séria limpeza da pegada ambiental de que fomos alvo. Apresentar um estudo económico sobre a ilha Terceira até ao final de julho de 2015, quando vivemos há quase três anos o impacto económico e social da redução das contrapartidas da base das Lajes, além de demonstrar o desinteresse do Governo da República pela profunda crise em que vivemos, também reforça a conduta de desrespeito e de falta de solidariedade pelo povo da nossa Terra”.

“Lutarei sempre, até à exaustão, pela justiça e pelos interesses do nosso Concelho. Serei persistente, determinado e criativo nas propostas e desafios a lançar às autoridades nacionais e regionais”, reforçou.

Considerando as dificuldades económicas e sociais atuais, resultantes da crise económica mundial e, concretamente, do impacto da redução militar na base das Lajes, o Presidente da Câmara Municipal referiu um conjunto de ações a ter em conta para assegurar o futuro do Concelho, nomeadamente a utilização civil do molhe do Porto por navios de passageiros e cruzeiros; o reforço das condições para a aeronáutica civil no aeroporto das Lajes; o papel logístico e comercial do Porto da Praia da Vitória; a exigência do pagamento da água consumida, à semelhança do que é feito nas outras bases militares nacionais ou no estrangeiro; a aquisição de fundos de investimento que permitam a geração de emprego e de riqueza para o Concelho e para a Ilha; a garantia de que o grupo Central e a ilha Terceira sejam o alvo principal da promoção externa dos Açores nos mercados turísticos internacionais.

Para Roberto Monteiro, “O Concelho vive uma realidade sócioeconómica ímpar que exige uma ação excecional e eficaz por parte do Governo da República, de Bruxelas, do Governo Regional, da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e do Governo dos Estados Unidos por via da sua embaixada em Portugal”.

No âmbito da sessão solene, foi ainda destacado o Plano Estratégico de Desenvolvimento Local da Praia da Vitória, que é o instrumento estruturante para o desenvolvimento do concelho na próxima década. Este assenta em quatro pilares estratégicos, tais como: A competitividade da economia local; o ambiente e a eficiência dos recursos; a coesão social; e o património cultural.

O edil praiense enumerou também os 20 programas que constituem este Plano, já em fase de implementação no Concelho. São eles: Programa de fomento e atração de investimentos; Programa de incentivo ao investimento; Programa de revitalização do comércio tradicional; Programa de simplificação administrativa e fiscalidade; Programa de formação empresarial; Programa de promoção empresarial; Programa de potenciação da baía da Praia; Programa de valorização do património ambiental; Programa de eficiência energética; e Programa de reforço dos índices de qualidade de vida.

Tendo como prioridades o desenvolvimento económico e a criação de emprego sustentável, a Câmara Municipal da Praia da Vitória homenageou as entidades que mais postos de trabalho criam no concelho e também os cidadãos que servem a comunidade, por via da participação associativa.

Foram agraciadas com a Medalha de Mérito Municipal em Prata as 34 empresas, sediadas no Concelho, que mais contribuíram para a criação de emprego, nomeadamente Susiarte, de José Tomás e Filhos Lda; Ângelo Amaral, Lda; Restaurante, O Pescador; Açoraves, Produção, Comercialização e Abate de Aves, SA; Abel Martins Nogueira, Filhos e Companhia, Lda; Terceirense Rações-Sociedade Produtora de Rações, SA; Agromecânica - Jorge Vieira Meneses e Filhos, Lda; Promotora, de Gerardo Martins Meneses, Comércio de Materiais de Construção, Lda; Adelino Silva Amaral; Vítor Hugo Carvalho – Instalações Eletromecânicas, Lda; André Toste & João Paulino, Lda; Mário Valadão Unipessoal, Lda; Agência de Navegação e Comércio Oceânica, Lda; Clínica Médica da Praia da Vitória, Lda; Lígia Maria Evangelho da Costa Rocha; Atlântida Mar- Empreendimentos Turísticos, Lda; Eniciale – Comércio e Distribuição de Produtos Alimentares, Lda; Equipraia – Comércio de Equipamentos, Lda; Marsuga – Empreendimentos Turísticos, Lda; Délia Martins, Unipessoal, Lda; Natural Reason, Lda; Peixefrio – Comércio de Produtos Alimentares, Lda; Teresa Quadros Costa; Fripraia – Sociedade Frigorífica da Praia da Vitória; Ligações ao Passado; Maria da Conceição Silva Lopes; ETMAL – Empresa Terceirense de Madeiras SA; Frimário – Produtos Alimentares, Lda; Via Vitória – Agência de Viagens & Turismo, Lda; Leonel Azevedo Mendonça; Praiotel – Comércio de Equipamentos Hoteleiros, Lda; Avilajes – Aviário das Lajes, Lda; e Vipaçor – Tintas &Vernizes, Lda.

No âmbito do associativismo e participação cívica, foram ainda distinguidos com a Medalha de Valor Cultural em Bronze, Humberta da Costa Barcelos, José Mendes Freitas, e Maria da Conceição Lima Monteiro. 

A sessão comemorativa do 34º Aniversário da elevação da Praia a Cidade contou com a presença de Nuno Ornelas Martins, docente convidado, que abordou a Temática “Impacto da Crise Económico-Financeira no Concelho da Praia da Vitória – Desafios e Oportunidades de Um Novo Modelo Económico para a Praia da Vitória”.

O Auditório do Ramo Grande acolheu a Companhia de Dança da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, responsável pelo momento cultural que abrilhantou o evento.

Notícias Relacionadas

De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais