Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Chave para a dinamização da infraestrutura portuária como plataforma marítima regional e no Atlântico Norte, Câmara da Praia da Vitória defende concessão da gestão do porto da Praia a privados através de concurso internacional
07 julho 2015

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que a concessão, por via de um acordo internacional, a privados da gestão do Porto Comercial da Praia da Vitória é a chave para a dinamização daquela infraestrutura portuária como plataforma marítima regional e no Atlântico Norte.

A ideia foi defendida por Roberto Monteiro em conferência de imprensa, realizada na tarde desta segunda-feira, 06, e enquadrada numa estratégia de desbloqueio dos entraves ao aproveitamento do potencial logístico da Praia da Vitória.

A internacionalização do porto comercial contribui significativamente para a dinamização do mesmo na medida em que reforçará o seu papel na captação de investimento externo e potenciando o aumento das exportações. Além disso, esta opção fará cair por terra os lóbis e interesses político-partidários que são o maior impedimento à concretização das ações que temos há anos vindo a advogar para a dinamização económica do Concelho. Esta não é uma estratégia pioneira. Os principais portos nacionais e europeus têm este tipo de gestão. E quando a assumiram, transformaram-se em estruturas competitivas”, argumenta o autarca da Praia da Vitória.

Esta opção, que deverá ocorrer através de um concurso internacional, permitirá ganhos de eficiência no porto, maior competitividade, melhores preços, maior dinâmica de tráfego e uma maior promoção do porto nos mercados internacionais. Em paralelo, servirá para testarmos, de uma vez por todas, se o porto da Praia é ou não apetecível para os operadores internacionais”, clarificou Roberto Monteiro.

O autarca praiense adiantou que o próximo passo por parte do Município é solicitar aos Governos da República e da Região o apoio para a realização dos estudos e investimentos necessários à realização do concurso internacional.

O Município da Praia da Vitória, com o apoio do Governo da República, compromete-se a realizar todo o Plano de Urbanização necessário a esta operação”, adiantou.

“A concessão, através de concurso internacional, da gestão do porto a um operador privado permitirá também potenciar um conjunto de valências que há muito temos vindo a defender como estruturais para a dinamização económica do Concelho e da Ilha, nomeadamente a utilização partilhada do porto “americano”, com o objetivo de promover cruzeiros e viagens interilhas; a potenciação das vertentes de investigação e inovação, através de uma parceria com a Universidade dos Açores, através do Departamento de Ciências Agrárias, do Departamento de Oceanografia e Pescas e do Laboratório de Ambiente Marinho e Tecnologia; a criação de novos negócios, integrados no BIC (Business Innovation Center); o reforço da baía da Praia, com a criação de atividades marítimo-turísticas; a captação de investimento externo e localização de novos negócios; e a dinamização do porto, enquanto plataforma marítima, salvaguardando as suas condições ao nível do transporte e exportação de bens e serviços”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

Na conferência de imprensa, Roberto Monteiro identificou os entraves às sucessivas medidas propostas pelo Município: interesses político-partidários, intransigência das Entidades do Estado (nomeadamente Economia, Defesa e Negócios Estrangeiros) e incapacidade de alterar paradigmas e lóbis instalados.

Cada vez que falamos, há comentadores e representantes de lóbis, disfarçados de representantes de entidades corporativas, que vêem a público por em causa toda e qualquer medida. Ou há dirigentes políticos que minimizam o que dizemos, mas evitam resolver os problemas, quando é evidente que têm essa competência. Aliás, até se dão ao desplante de se comprometerem com essas decisões se forem eleitos para órgãos deliberativos, quando não o fizeram quando estão em órgãos executivos com essa competência. Chegamos a este cúmulo”, defendeu Roberto Monteiro.

Mais uma vez, o Município da Praia da Vitória faz o trabalho de casa e apresenta soluções viáveis, concretas e capazes de inverter os paradigmas. Fazemo-lo desde sempre. Aliás, quando foi anunciada a redução na Base das Lajes, identificamos claramente quais as diretrizes para o desenvolvimento de uma nova economia neste Concelho. Todos os estudos subsequentes de outras entidades chegaram à mesma conclusão. Mas nada foi feito”, disse.

É inaceitável que, após o estudo “Desafios e Oportunidades para a Ilha Terceira”, produzido pelo grupo de trabalho formado pelo Governo da República, no qual foi confirmada a redução anual de 40 a 50 milhões de euros no PIB local e a perda líquida de 2000 postos de trabalho, o Governo da República não realize ações concretas. Os interesses económicos e sociais da Terceira têm de estar acima das questões políticas”, referiu, concretamente.

Este conjunto de medidas, em funcionamento de forma integrada, são essenciais para ultrapassar os diversos obstáculos que vão surgindo à volta deste processo de redução do efetivo militar na Base das Lajes, que já levou à destruição de mais de 1500 postos de trabalho indiretos”, concluiu o edil praiense.

Plano Estratégico de Desenvolvimento Local da Praia da Vitória.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais