Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Na cerimónia de hasteamento da bandeira “Praia Acessível”, “O acesso de pessoas com mobilidade reduzida às nossas zonas balneares é essencial à promoção da qualidade de vida”, defendeu Osório Silva
10 julho 2015

O vereador da Coesão Rural, das Infraestruturas e Mobilidade do Município praiense considera fundamental a criação de condições que permitam um maior acesso das pessoas com mobilidade reduzida às zonas balneares do Concelho, contribuindo para a promoção da sua qualidade de vida. A ideia foi transmitida no âmbito da cerimónia de hasteamento da bandeira “Praia Acessível”, que decorreu na tarde de quinta-feira, 09 de julho, na Zona Balnear da Praia Grande.

O investimento realizado pela Autarquia nestes locais visa a promoção do bem-estar e o aumento da qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais, permitindo a criação de novas experiências em meio aquático”, referiu.

São três as zonas balneares que reúnem estas condições, nomeadamente Porto Martins, Praia Grande e Biscoitos, com vista à diversificação de locais onde as pessoas com deficiência podem usufruir da época de verão”, disse.

Esta iniciativa está integrada num conjunto de medidas que visam a valorização do Concelho, contribuindo para a sua dinamização”, concluiu.

O hasteamento da bandeira “Praia Acessível” contou com a participação da Associação de Pais e Amigos da Criança com Deficiência da Praia da Vitória (APACDPV).

Ricardo Ribeiro, representante da APACDPV, referiu que a inclusão de pessoas com deficiência passa não só pela integração das mesmas na comunidade, através dos Centros de Atividades Ocupacionais, mas também pela promoção de condições que permitam o acesso a todos os espaços, lúdicos ou comerciais.

A iniciativa “Praia Acessível, Praia para Todos”, que surgiu na sequência do Ano Europeu das Pessoas com Deficiência (2004), visa melhorar a acessibilidade das zonas balneares portuguesas a pessoas com mobilidade condicionada.

O projeto abrange as zonas balneares costeiras e interiores, cujas águas estejam classificadas como balneares e que possuam nadador salvador.

As zonas balneares, que reunirem as condições descritas na legislação em vigor, são galardoadas com uma bandeira que as qualifica como “Praias Acessíveis”.

Para receber a distinção de “Praia Acessível”, as zonas balneares devem possuir rampas de acesso à praia, ter estacionamento ordenado e reservado, ser de fácil acesso pedonal e possuir cadeiras anfíbias, que contribuem para o melhoramento das condições de mobilidade na água e em toda a área circundante.

As cadeiras anfíbias podem ser requeridas no Gabinete de Desporto da Autarquia, através do endereço de correio eletrónico: desporto@astp.pt.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt