A congregação de esforços entre as diversas entidades, públicas e privadas, contribui significativamente para combater a violência, através do desenvolvimento de estratégias de prevenção e intervenção. A ideia foi transmitida por Paula Ramos, vice-presidente do Município da Praia da Vitória, na sessão de abertura da formação intensiva sobre a temática da violência, que decorreu na tarde de sexta-feira, 24 de julho, no Auditório do Ramo Grande.
“As estratégias de combate à violência devem passar pela prestação de apoio à vítima; desenvolvimento de políticas e protocolos; formação de profissionais; e criação de programas de educação, para públicos específicos ou gerais. Todas estas possíveis soluções podem partir de ativistas; organizações; setores profissionais; comunidade; e governo”, referiu.
“A reunião de esforços entre as entidades supracitadas é a chave para o combate aos vários tipos de violência, nomeadamente no namoro, contra o idoso, infantil ou doméstica”, explicou.
Na ocasião, a edil praiense mencionou a Carta Universal dos Direitos Humanos, que defende que todas as pessoas têm o direito ao mínimo de respeito pela sua dignidade, enquanto indivíduos. O documento também apela à eliminação de todas as formas de discriminação e declara os princípios básicos de justiça para vítimas de crime e abuso de poder.
“O combate à violência constitui uma das preocupações da Câmara Municipal da Praia da Vitória. Através do nosso Departamento de Ação Social, prestamos apoio às mulheres vítimas de violência doméstica na procura de habitação no mercado local e na instrução do respetivo processo de apoio ao arrendamento, ao abrigo do programa “Famílias com Futuro”, desenvolvido pelo Governo Regional”, disse.
Paula Ramos apelou ainda à consciencialização global para esta temática e potenciação de soluções inovadoras e adequadas, através da disseminação da informação e fornecimento de assistência técnica.
“Esta formação permite a partilha de conhecimentos e experiências entre os participantes, contribuindo para o desenvolvimento de competências técnicas. Esperamos que este simpósio constitua um espaço de análise e reflexão”, concluiu.
A formação intensiva sobre a temática da violência, promovida pela Clínica de Saúde Mental e Desenvolvimento da Ilha Terceira (CIT), contou ainda com a presença dos oradores José Pinto da Costa e Cláudia Moura. O evento decorreu nos dias 24 e 25 de julho, no Auditório do Ramo Grande.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt