O presidente da Câmara Municipal afirma que o sucesso da Feira de Gastronomia do Atlântico, integrada nas Festas da Praia, se deve à inovação, gestão e empreendedorismo característicos do evento e ao apoio dos patrocinadores, que se traduz no aumento da projeção da gastronomia regional no exterior.
Roberto Monteiro intervinha no âmbito da inauguração da XVI Feira de Gastronomia do Atlântico, que decorreu na tarde de sexta-feira, 31 de julho, na Tenda junto à Marina da Praia da Vitória.
Segundo o responsável municipal, “a sobrevivência de um evento deste porte reside na capacidade de inovarmos, ano após ano, e adaptarmo-nos às constantes mudanças da nossa sociedade, que está cada vez mais exigente. Como tal, apostamos na diversificação do programa que constitui as nossas festividades, abrangendo os diferentes públicos.”
“Ao longo dos anos, tem-se verificado um decréscimo do contributo público, tendo em conta o orçamento global, o que se deve a uma boa gestão por parte dos organizadores e ao aumento dos investidores, que obtêm cada vez mais retorno ao apostarem neste tipo de eventos”, referiu.
"Temos de encarar a festa como um negócio que gera receitas próprias, no qual vale a pena investir, e ter uma perspetiva empreendedora, assegurando o sucesso da mesma no futuro”, disse.
O autarca praiense salientou também o papel preponderante que os patrocinadores assumem na concretização do evento, contribuindo para a divulgação das maiores festividades concelhias a nível regional, nacional e internacional.
Para Domingos Borges, responsável pela XVI Feira de Gastronomia do Atlântico, “este ano, apostamos uma vez mais nos espaços “Venda Açoriana” e “Azores By Chefs” e trazemos três novos restaurantes, no sentido promover os produtos açorianos e a gastronomia regional e nacional.”
Avelino Meneses, representante do Governo Regional, considera que a Feira Gastronómica do Atlântico “prima pela abundância e qualidade, num ambiente de simpatia e convívio, sendo um dos pilares que constituem as Festas da Praia.”
A XVI edição da Feira de Gastronomia do Atlântico conta com a presença dos restaurantes: “Carne Arouquesa” (Arouca), que se estreia na Praia da Vitória; “A Gruta” (Alentejo) e “O Palhinhas Gold” (Ribatejo), que regressam à Feira Gastronómica; e os habituais, nomeadamente “O Típico” (Mealhada); “Tasca Algarvia” (Algarve); “José do Rego” (Açores); e “Torres” (Minho).
Quanto às charcutarias, participam na Feira “Sabores Serranos”, da Serra da Estrela; “Bísaro”, de Trás-os-Montes; e “Marquês, O Alentejano”, do Alentejo.
No que concerne às pastelarias, o espaço conta com “Amêndoa Doce”, de Bragança”; “O Capote”, de Setúbal; e “O Forno”, dos Açores.
Estarão ainda presentes a “Sabores de Lés a Lés” (Ginja de Óbidos) e a “Quinta dos Açores”, com gelados.
A Feira abre ao público às 18h00 do dia 31 de julho, encerrando à meia-noite do dia 09 de agosto.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt