Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Inauguração do Monumento ao Emigrante, “A aposta nas novas gerações, enquanto elementos promotores da cultura açoriana, constitui um dos maiores desafios da nossa sociedade”, defendeu Roberto Monteiro
12 agosto 2015

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que um dos maiores desafios da nossa sociedade assenta na conquista das novas gerações, no sentido destas perpetuaram a cultura açoriana além-fronteiras. Roberto Monteiro intervinha no âmbito da inauguração do monumento ao emigrante, que decorreu na tarde de sábado, 08 de agosto, no Passeio da Marina.

Segundo o autarca, “é necessário demonstrar aos jovens o que a nossa terra tem de melhor, incentivando-os a visitar-nos e a promover a cultura açoriana, despertando nos mesmos o gosto e a paixão pela ilha Terceira.”

"Para que isso aconteça, é importante haver uma união de esforços por parte dos familiares, das entidades locais e da sociedade civil, com vista à valorização das nossas raízes, saberes e tradições, que constituem a identidade cultural do nosso povo”, referiu.

Na sua intervenção, Roberto Monteiro destacou também todo o trabalho desenvolvido pelas organizações e entidades da diáspora na manutenção dos nossos costumes, que contrariamente ao que acontece na ilha Terceira, não dispõem de apoios financeiros para perpetuar a nossa cultura.

Este monumento, que hoje inauguramos, representa o reconhecimento de todos os praienses pelos nossos emigrantes, que levam o nome da nossa terra o mais longe possível, contribuindo para a dinamização da ilha e da Região”, explicou.

O responsável municipal mencionou ainda a saudade e o encantamento, dois motivos que contribuem para o regresso dos emigrantes e dos seus descendentes.

Os emigrantes regressam pela saudade da terra, da família e dos amigos, enquanto as gerações mais jovens nos chegam pelo encantamento por este local, considerando que não nasceram aqui e não têm qualquer tipo de ligação à terra, ao contrário dos pais e avós”, disse.

“Deste modo, temos de nos manter unidos para conseguir que os mais jovens continuem a amar esta terra e esta gente”, concluiu.

Para Renato Silva, autor do monumento, “a elaboração desta escultura constituiu um enorme desafio pela importância que a comunidade emigrante desempenha na nossa Região.”

Segundo Paulo Teves, diretor regional das Comunidades, “é importante prestar uma homenagem àqueles que perpetuaram o que é ser-se açoriano, noutros territórios. Os nossos emigrantes são os verdadeiros embaixadores dos Açores, dando uma nova dimensão ao arquipélago junto da comunidade estrangeira.”

A receção ao emigrante contou com a presença da Sociedade Filarmónica Espírito Santo da Agualva e do Grupo de Danças Culturais Portuguesas “Youth Council 4 Sacramento.”

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais