A vice-presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Paula Ramos, defendeu a importância da criação de estratégias ambientais que, aliadas à persecução de uma economia verde, desempenham um papel fundamental no desenvolvimento sustentável da Região Autónoma dos Açores. A ideia foi transmitida na sessão de encerramento do Fórum de Biodiversidade e Turismo Náutico, que decorreu na tarde de terça-feira, 06, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira.
Segundo a edil praiense, ”o desenvolvimento sustentável não pode ser alcançado sem haver uma garantia de sustentabilidade ambiental que, com a criação de uma economia verde, constituem as linhas de ação essenciais à dinamização do Concelho, contribuindo para potenciar a nossa Região”.
“Nas últimas décadas, são diversos os fatores que têm contribuído para a desvalorização do meio-ambiente, nomeadamente as alterações climáticas, a limitação de recursos e as oscilações demográficas, de entre outras, responsáveis pela perda da nossa biodiversidade, pois afetam os nossos ecossistemas, essenciais ao equilíbrio do nosso Planeta”, alertou.
“Numa lógica de adopção de estratégias que potenciem a sustentabilidade ambiental, o Município da Praia da Vitória apostou na criação do Projeto Life, com vista à recuperação e reordenação de zonas húmidas, na orla costeira da Praia da Vitória. Integram o projeto o Paul da Praia da Vitória, o Paul do Belo Jardim e o Paul da Pedreira do Cabo da Praia”, explicou.
“Com a potenciação destes locais, é possível reforçar a nossa biodiversidade e contar com a presença de diferentes espécies da fauna migradora, aumentando consequentemente o número de turistas, que nos visitam, ligados à atividade de Birdwatching, que se encontra em franca ascenção,” acrescentou.
A responsável municipal destacou ainda a oferta turística existente no Concelho, pelo seu factor diferenciador, ao nível do mar, da natureza, da geologia e do património edificado, reforçando o potencial do crescimento dos sectores ligados ao turismo náutico de recreio.
“É intenção da Câmara Municipal da Praia da Vitória fomentar a prática da náutica de recreio, tornando-a uma atividade económica que está intrinsecamente associada a uma das áreas estratégicas mais importantes da nossa economia, que é o Turismo”, reforçou.
“A Baía da Praia da Vitória reúne diversas potencialidades que têm de ser reforçadas, no que concerne à naútica de recreio, de competição, reparação naval e mergulho profissional, de entre outras atividades. Deste modo, o aproveitamento de infraestruturas existentes que possam apoiar estas valências é essencial à criação de emprego”, salientou.
“Pretendemos que a Praia da Vitória seja um concelho próspero, saudável e sustentável. Um sítio único no centro do Atlântico”, concluiu.
O Fórum de Biodiversidade e Turismo Naútico foi promovido pela “Plataforma Tecnológica da Macaronésia”, com vista à partilha de conhecimentos e discussão de estratégias que permitam gerar riqueza e emprego nestas Regiões.
Este decorreu nos dias 05 e 06 de outubro, em Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, respetivamente.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt