Município da Praia da Vitória e RTP protocolam instalação da Delegação da Terceira na Escola da Beira-Mar
A Câmara Municipal da Praia da Vitória e a RTP - Rádio e Televisão Portuguesa assinaram, na tarde de quinta-feira,08,no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um protocolo de cooperação que permite a instalação, na Escola Beira-Mar, da delegação da Terceira da RTP-Açores.
O protocolo prevê que, no primeiro trimestre de 2016, a autarquia realize as obras de reabilitação da Escola da Beira-Mar e que a estação pública de rádio e televisão ali se instale de seguida.
“Este é um momento histórico para o Concelho da Praia da Vitória. Porque representa um exemplo perfeito de união de esforços para uma solução que põe fim a um problema e que, ao mesmo tempo, valoriza o nosso Concelho”, explicou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
“Este protocolo visa reforçar a vertente cultural existente na Praia da Vitória, assim como a posição da Região no contexto global. Com este entendimento, acredito que a RTP/RDP reúne as condições para a qualificação da sua ação, com vista à valorização da identidade cultural praiense aliada à promoção da Região Autónoma dos Açores, contribuindo para a sua projeção nos países da diáspora”, adiantou Roberto Monteiro.
O edil praiense enumerou um conjunto de medidas decisivas para a concretização desta parceria, nomeadamente a estratégia de captação de serviços públicos para o Centro Histórico da Cidade; a potenciação de estruturas como o Auditório do Ramo Grande (ARG) e a Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira (AJAIT); a partilha de experiências entre entidades locais; e a valorização e promoção externa do Concelho.
“Considerando o processo de downsizing da Base das Lajes e o consequente decréscimo económico no Concelho, verificou-se a necessidade de apostar em medidas que contribuam para a revitalização do Centro Histórico da Cidade. Outra das vertentes assenta na aquisição de conhecimentos ao nível da multimédia e comunicação, cursos existentes na Escola Profissional, que podem ser complementados com a experiência desta entidade”, argumentou.
Ao Município compete beneficiar a antiga Escola Beira-Mar. À RTP cabe o investimento na componente tecnológica e nos equipamentos, cumprindo os desafios de uma infraestrutura virada para o século XXI.
“Estas ações tornam-nos elementos proativos num processo facilitador do reforço da qualidade e quantidade, pelo aumento da produção local, contribuindo para a valorização do que é nosso”, referiu Roberto Monteiro.
“A persecução dos objetivos propostos tem como finalidade a criação de condições essenciais à prestação de um serviço de grande qualidade a todos os açorianos espalhados pelo mundo”, concluiu.
Cristina Tomé, administradora da RTP, defendeu a importância de apostar em protocolos que permitam uma maior notoriedade da representação dos Açores na própria região.
“Pretendemos dar mais projeção àquilo que se faz no arquipélago, fazendo face às necessidades e expetativas que os açorianos têm relativamente ao Centro Regional dos Açores”, disse.