Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Inês Pedrosa, José Rodrigues dos Santos, Pedro Chagas Freitas, Ferreira Fernandes, Nuno Costa Santos, Bruno Amaral e Joel Neto no Outono Vivo 2015
14 outubro 2015

Entre os dias 30 de outubro e 15 de novembro, a cidade de Nemésio acolhe a X edição do Praia Outono Vivo, subordinada ao tema “Ilha dos Amores”, eternizado pelo escritor terceirense Gervásio Lima. A apresentação do evento decorreu na manhã de quarta-feira, 14, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Para o vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia da Vitória, é justa a homenagem a Gervásio Lima, figura cuja memória e obra é importante trazer para o presente.

“A escolha do tema está relacionada com a importância de Gervásio Lima, autor praiense, que se dedicou ao estudo das tradições, etnografias e lendas da ilha Terceira. Deste modo, pretendemos dar a conhecer a sua obra junto das gerações mais jovens, homenageando esta célebre figura, que contribuiu significativamente para a construção de uma memória terceirense e açoriana”, explicou Tibério Dinis, na conferência de imprensa de apresentação do Outono Vivo 2015, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

“A X edição do Outono Vivo reúne um conjunto de escritores de renome nacional, como José Rodrigues dos Santos; Pedro Chagas Freitas; Inês Pedrosa; Joel Neto; Bruno Ferreira Amaral; Nuno Costa Santos; e Ferreira Fernandes, entre outros nomes, que enriquecem este certame”, sublinhou.

“No âmbito do incentivo à escrita criativa e da promoção das figuras ilustres do Concelho, este ano contamos com dois concursos literários, subordinados às temáticas “Ilha dos Amores” e “Praia da Vitória: Um Concelho com História”, direcionados a jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, cujo prazo de entrega dos trabalhos é até 09 de novembro”, referiu.

“Integrado ainda no projeto “Praia da Vitória – Cidade dos Livros”, em funcionamento há cerca de um ano, serão disponibilizados livros em unidades hoteleiras; bares; e serviços públicos, com vista à partilha de experiências, através da leitura. Para além destas medidas, o Município criou um programa de apoio à aquisição de livros, que se traduz na atribuição de 2.000 vouchers de um euro aos alunos do 1º ciclo, que visitem o Outono Vivo. Assim, estarão disponíveis, neste espaço, livros infanto-juvenis a partir de um euro”, explicou.

Este ano, o Praia Outono Vivo integra a plataforma internacional de festivais “Europe for Festivals, Festivals for Europe” (EFFE), que visa a projeção de eventos de índole cultural na Europa. 

 “É com orgulho que o Outono Vivo se encontra no conjunto de festivais demonstrativos de qualidade e diversidade cultural, validados por esta entidade, pela capacidade de envolver as comunidades locais e preservar a perspetiva europeia e mundial”, concluiu.

Feira do Livro

Pelo terceiro ano consecutivo, Carlos Lima, responsável pela Papelaria 96, assume a organização da Feira do Livro.

“Esta edição engloba cerca de duas dezenas de grupos editoriais, reunindo 30.000 livros de diferentes géneros literários, nomeadamente ficção, romance, biografia, livros técnicos, dirigidos a diversas faixas etárias”, disse.

“Este ano, tendo em conta que, no programa, está incluído um conjunto de eventos subordinados à temática Maçonaria, teremos várias obras sobre esse tema”, especificou Carlos Lima.

Segundo o responsável pela Feira do Livro, manter-se-á o desconto de 20 por cento nas obras à venda, assim como promoções especiais, nomeadamente ao nível da literatura infanto-juvenil.

Promover os Açores

Seguindo a dinâmica iniciada em 2014, a edição deste ano do Outono Vivo conta também com um debate protagonizado por vários escritores nacionais, organizado pelo escritor terceirense Joel Neto.

“É fundamental trazer para os Açores a tendência nacional dos festivais e encontros de escritores, contribuindo para a dinamização literária”, explicou o autor de “Arquipélago”, o seu mais recente romance.

“No ano passado, os escritores que cá passaram levaram uma excelente impressão do Outono Vivo e da ilha. Passaram a mensagem e, curiosamente, já tive vários escritores a manifestarem vontade de vir à Praia da Vitória. Isto prova que este encontro tem qualidade e já gera interesse”, adiantou Joel Neto.

“Este evento pauta pelo leque variado de autores presentes, que partilham saberes e vivências na consolidação da nossa identidade própria, o ser açoriano”, referiu.

“No meu ponto de vista, nunca há nada de menos efémero e mais eternizador de um lugar do que aquilo que se escreveu sobre ele”, salientou.

Augusto Oliveira, professor e responsável pela biblioteca da EBI da Praia da Vitória, considera fundamental a contínua aposta na presença de escritores nas escolas, pelo conhecimento que transmitem aos alunos, fomentando a leitura.

“O Outono Vivo é um evento que se caracteriza pela importância da educação literária, havendo sempre uma preocupação na proximidade entre a comunidade escolar e os livros”, destacou.

Programa do Outono Vivo 2015

Com início na sexta-feira, 30, pelas 21h00, decorre a sessão de abertura, subordinada ao tema “Ilha dos Amores”, com a presença do escritor Pedro Chagas Freitas, no Auditório do Ramo Grande (ARG). Uma hora depois, serão inauguradas duas exposições, sendo a primeira subordinada ao tema “Maçonaria no Século XXI – Do Mito à Realidade”, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira (AJAIT), e a segunda alusiva à figura de Gervásio Lima, no foyer do ARG. À mesma hora, na AJAIT, será inaugurada a Feira do Livro, com encerramento previsto para as 00h00.

A 31, sábado, às 10h00, abrem a Feira do Livro e as exposições patentes na AJAIT e ARG. Pelas 14h00, haverá insufláveis para as crianças, no Claustro da AJAIT, seguindo-se, pelas 18h00, o lançamento do livro “Açores numa fusão de sabores”, da Grater, com apresentação de Osório Silva e Pedro Oliveira, na AJAIT. Às 19h00, decorre uma sessão de Showcooking, com Pedro Oliveira, no Bar da AJAIT. Pelas 21h30, terá lugar uma palestra com o escritor José Rodrigues dos Santos, no ARG. Para as 23h00, está agendado um momento musical com António Bulcão, na AJAIT. O encerramento da Feira do Livro e exposições decorre às 00h00. A abertura e encerramento da Feira do Livro e das exposições decorre, todos os dias, às 10h00 e 00h00, respetivamente.

No domingo, dia 01, estarão disponíveis insufláveis para crianças, no Claustro da AJAIT. Pelas 16h00, decorre a peça “A Reviravolta dos Brinquedos”, pelo grupo de teatro “A Sala”, no ARG, seguindo-se a Formação de Fotografia “Luzes da Vitória”, da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, na AJAIT. Pelas 20h30, terá lugar a alocução “O Ex-libris e as artes miniaturais: o glamour do livro”, por David Fernandes Silva, na AJAIT. Uma hora depois, decorre o café-concerto do grupo “Juke & Jam”, na AJAIT.

Segunda-feira, 02, Pelas 10h00 e pelas 14h00, decorrem atividades infanto-juvenis “Ilha dos Amores”, no ARG. Pelas 21h00, o ARG acolhe a sessão de cinema “O Pátio das Cantigas”.

Para a terça-feira, 03, estão previstas atividades infanto-juvenis “Ilha dos Amores”, às 10h00 e às 14h00, no ARG. No mesmo local, pelas 21h00, será exibido o filme “Pátio das Cantigas”.

No dia 04, decorrem atividades infanto-juvenis “Ilha dos Amores”, no ARG, pelas 10h00 e pelas 14h00. Às 21h30, terá lugar o concerto da Filarmónica Espírito Santo da Agualva, no ARG.

A 05, terão lugar, às 10h00 e às 14h00, atividades infanto-juvenis “Ilha dos Amores”, no ARG. Pelas 21h30, decorre a sessão de leitura de “Arquipélago”, com Joel Neto, na AJAIT.

Para o dia 06, estão marcadas para as 10h00 e 14h00 atividades infanto-juvenis “Ilha dos Amores”, no ARG. Às 20h30, será apresentado o romance “Porto do Mistério do Norte”, de Dimas Lopes, com apresentação de Carlos Bessa, na AJAIT. Pelas 21h30, terá lugar a apresentação do livro “1975: O verão quente nos Açores”, de José Andrade. Às 22h30, decorre o café-concerto “Vozes do Fado”, na AJAIT.

No dia 07, estarão disponíveis, no Claustro da AJAIT, pelas 14h00, insufláveis para crianças. Pelas 18h00, será apresentado o livro “Luís Bretão – Um terceirense de causas”, de Isabel Silva, na AJAIT. Pelas 20h30, decorre a alocução “Vida e Obra de Gervásio Lima”, por Carlos Enes, na AJAIT. Pelas 21h30, terá lugar a mesa redonda “Os géneros e o género – formas de expressão literária”, que conta com a participação de Inês Pedrosa, Bruno Vieira Amaral, Ferreira Fernandes, Nuno Costa Santos e Joel Neto, na AJAIT.

No domingo, 08, haverá insufláveis para crianças, no Claustro da AJAIT, às 14h00 e 16h00. À mesma hora, terá lugar um teatro de fantoches, no ARG. Uma hora depois, decorre a apresentação do livro “Poesia não tem Grades”, na AJAIT. Pelas 16h30, terá lugar a Assembleia Legislativa Regional dos Açores (ALRA), no ARG. A sessão de autógrafos com Inês Pedrosa, Bruno Vieira Amaral, Ferreira Fernandes, Nuno Costa Santos e Joel Neto, está marcada para as 15h00, na AJAIT. Pelas 20h30, Elsa Serra apresenta a sua obra, na AJAIT. Uma hora mais tarde, decorre o espetáculo de Mark T. Small, no ARG.

Para a segunda-feira, 09, está agendada a sessão de contos “Ungali”, pela escritora Elsa Serra, na EBI da Praia da Vitória, pelas 09h30. Às 10h00 e 14h00, decorrem atividades infanto-juvenis “Ilha dos Amores”, no ARG. Pelas 11h00, Elsa Serra apresenta “Contos Tradicionais”, na ABI/JI da Aldeia Nova. Entre as 16h00 e as 19h00, decorre o workshop “Oficina de Contadores de Histórias”, com Elsa Serra, na AJAIT. Às 21h30, decorre o “Serão de Contos”, com Valter Peres, Ricardo Ávila e Elsa Serra, na AJAIT.

No dia 10, terão lugar, às 10h00 e ás 14h00, atividades infanto-juvenis “Ilha dos Amores”, no ARG. Pelas 10h00 e 14h00, decorrem as sessões de contos “Ungali”, pela escritora Elsa Serra, na EBI da Praia da Vitória. Entre as 15h30 e as 16h30, terá lugar o workshop “Oficina de Contadores de Histórias”, com Elsa Serra, na AJAIT.

Às 21h30, a “Triplet Band” atua na AJAIT.

A 11, decorrem, pelas 10h00 e 14h00, atividades infanto-juvenis “Ilha dos Amores”, no ARG. Às 21h00, será apresentada a peça “Espelho de Mim”, no ARG, com encenação de Eduarda Borba.

No dia 12, terão lugar atividades infanto-juvenis “Ilha dos Amores”, no ARG, às 10h00 e 14h00. Pelas 21h00, decorre o concerto “Sara Miguel 4 Teto”, na AJAIT.

Para o dia 13, estão agendadas atividades infanto-juvenis “Ilha dos Amores”, no ARG, às 10h00 e 14h00. Às 21h30, atua a Companhia de Dança da AJAIT, no ARG.

A 14, está prevista, pelas 09h30, a abertura do Programa “Maçonaria no Século XXI – Do Imaginário à Realidade”, no ARG, com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória e do Presidente do Instituto Português de Estudos Maçónicos. Pelas 10h00, decorre a Formação da RESTART – Escrita de Humor, na Sala de Formação da AJAIT. O painel “ A Maçonaria na Sociedade Contemporânea”, que decorre à mesma hora, no ARG, terá como convidados, o Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano; o Grão Mestre da Grande Loja Legal de Portugal –GLRP; a Grã Mestre da Grande Loja Feminina de Portugal; o Presidente da Federação Portuguesa do Direito Humano – Ordem Mista Internacional; e o Pres. do Con. Nacional da Ordem Internacional do Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraim. Às 14h00, no Claustro da AJAIT, haverá insufláveis para crianças. À mesma hora inicia-se o ciclo de conferências e debates, subordinadas à temática da Maçonaria, nomeadamente “Histórias da Maçonaria em Portugal”, por António Ventura; “A Maçonaria Portuguesa nos Açores”, por António Lopes; “Maçonarias ou Maçonarias”, por Fernando Lima; Maçonaria e Direitos Humanos”, por Luciano Vilhena; Maçonaria e Solidariedade, por João Alves Dias; O encerramento decorre às 18h30, com o tema “Maçonaria no Séc.XXI – Do Imaginário à Realidade”. Pelas 20h30, está prevista a apresentação dos livros de António Ventura, na AJAIT “A Marinha de Guerra Portuguesa e a Maçonaria” e “Os Constituintes de 1911 e a Maçonaria”. Segue-se às 21h30, o Espetáculo do grupo “Sapateia Açoriana”, no ARG.

No último dia, pelas 10h00, decorre a Formação da RESTART- Escrita de Humor, na Sala de Formação da AJAIT. Às 14h00, haverá Insufláveis para Crianças, no Claustro da AJAIT. Meia hora depois inicia-se o Roteiro de Gervásio Lima, com concentração no Largo da Luz. Pelas 15h00, terá lugar no ARG, a sessão de cinema infantil “A Ovelha Choné”. A entrega de prémios aos vencedores dos concursos literários, prevista para as 17h00, terá lugar na AJAIT. Pelas 18h00, decorre a apresentação do Livro de Carlos Bessa “Entre Castelos”, na AJAIT. O Orfeão da Praia da Vitória realiza um concerto, pelas 21h30, no ARG.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt