Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
“A Cultura e a Educação, enquanto pilares dinamizadores e estratégicos do Concelho da Praia Vitória, constituem a nossa maior aposta”, destacou Tibério Dinis
02 novembro 2015

A contínua aposta da Autarquia praiense na dinamização da cultura e da educação no Concelho, através da valorização do património histórico e do reforço de iniciativas que promovam a partilha de conhecimentos, constitui uma das principais metas a cumprir, no âmbito das estratégias municipais de desenvolvimento local. A ideia foi transmitida por Tibério Dinis, na sessão de abertura do Praia Outono Vivo, subordinado à temática ”Ilha dos Amores”, que decorreu na sexta-feira, 30, no Auditório do Ramo Grande.

Segundo Tibério Dinis, vereador da Cultura, “a cultura e a educação desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do concelho, pois assentam na partilha de costumes e saberes que caracterizam a nossa identidade. Por este motivo, pretendemos reforçar a importância destas áreas na consolidação do futuro das gerações vindouras.”

“Orgulhamo-nos da importância que a educação e a cultura assumem no Plano Estratégico de Desenvolvimento Local 2015-2020, que permite olhar para os próximos anos com inovação e sustentabilidade”, reforçou.

“O Outono Vivo, pela sua diversidade cultural e literária, reúne as condições essenciais ao crescimento da sociedade, contribuindo para a sua dinamização”, ressalvou.

“Homenageamos, este ano, Gervásio Lima, escritor, jornalista e historiador da cultura açoriana, nascido na Praia da Vitória, cujo trabalho desenvolvido muito nos honra”, referiu.

 “Este certame cresceu e consolidou-se. Procurou novos parceiros e novos desafios, assumindo-se hoje como o maior festival literário dos Açores e uma das maiores feiras do livro de Portugal, com vista à promoção dos autores e artistas locais”, disse.

“Ao longo destas dez edições, o Outono Vivo tem vindo a afirmar-se no panorama cultural, integrando, este ano, a plataforma internacional de festivais “Europa para os Festivais. Festivais para a Europa”, que visa a projeção de eventos de qualidade a nível internacional”, salientou.

“Para além deste certame, que hoje se inicia, o Município prevê um conjunto de intervenções a ter início este ano, que irá contribuir para o reforço e valorização do nosso património cultural, designadamente a muralha da Praia (parceria com a

Direção Regional da Cultura); os Paços do Concelho; a Casa Museu Vitorino Nemésio; o Museu do Ramo Grande; a Casa da Roda; e a Casa das Pias”, explicou

“Em 2016, alocaremos ainda os nossos esforços no regresso do Teatro à Praia da Vitória com o Laboratório de Artes Cénicas da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira”, adiantou.

Este ano, o Município praiense manteve a sua aposta no projeto “Onda Cultural”, levando diversas iniciativas às freguesias municipais; realizou o primeiro Festival Internacional de Contos “Conto Contigo na Praia”; e estabeleceu parcerias junto dos principais grupos editoriais do país para o Prémio Literário Vitorino Nemésio, com vista ao reforço da educação e da cultura.

“Este conjunto de medidas definem o rumo a seguir, contribuindo para a consolidação da estratégia necessária para vencer os novos desafios”, concluiu.

Presença dos escritores Pedro Chagas Freitas e José Rodrigues dos Santos

A sessão de abertura contou com a participação de Pedro Chagas Freitas, autor de obras como “Prometo falhar” e “Queres Casar Comigo Todos os Dias, Bárbara?”, de entre outras publicações.

No sentido de criar uma maior proximidade do público, o autor leu excertos das obras mais conhecidas, ressalvando a importância das emoções na leitura.

Pedro Chagas Freitas abordou as principais temáticas que constituem os seus livros, demonstrando que a obra “Prometo Falhar” pretende olhar a insuficiência humana como algo natural, considerando que somos seres imperfeitos.

No que concerne ao seu último romance, o escritor foca a importância da construção das relações amorosas, no sentido de ultrapassar os obstáculos diários que lhes são inerentes. Esta obra está dividida em duas partes, sendo a primeira constituída pelas experiências de um casal e a segunda por diversas notas soltas, que traduzem as emoções vividas na consolidação de uma relação.

No sábado, 31, subiu ao palco do Auditório do Ramo Grande o escritor José Rodrigues dos Santos para apresentar o seu mais recente livro, intitulado “As Flores de Lótus”.

Segundo o autor, “este romance, que narra a história de quatro famílias provenientes da China, Rússia, Japão e Portugal, permite-nos perceber o confronto de ideias e ideologias do século XX, estabelecendo um contraste entre a ditadura e a democracia.”

Com a criação desta obra, José Rodrigues dos Santos pretende demonstrar o impacto de uma ideia na mudança de mentalidades, informando o leitor de factos históricos reais.

Para o escritor, é importante informar devidamente as pessoas para que estas possam assumir um papel consciente na evolução da sociedade na qual estão inseridas.

São 14 os romances que integram a vasta obra do autor, abordando temas variados, como História, Ciência, Política e Economia, sempre com base em factos verídicos.

O início do Outono Vivo foi marcado pelas atuações musicais de Sónia Pereira e Nivaldo Sousa e António Bulcão e Luís Bettencourt.

Notícias Relacionadas

De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais