O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória acredita que a proximidade entre as entidades que exercem o poder local e os munícipes contribui significativamente para o desenvolvimento do Concelho, dando especial destaque às vertentes da educação e desporto e à promoção do emprego. Roberto Monteiro intervinha no âmbito da Reunião do Conselho Diretivo da ANAFRE (Associação Nacional de Freguesias), que decorreu na manhã de segunda-feira, 09, no edifício da Escola Profissional da Praia da Vitória.
Segundo o autarca praiense, “considerando a crise que atravessamos, agravada pela redução de efetivos militares na Base das Lajes, é importante definir estratégias de promoção de emprego e qualificação profissional, tais como os programas de apoio, que constituem uma das nossas maiores apostas, e os investimentos realizados na área da educação, dos quais destaco este novo edifício da Escola Profissional, que reúne as condições necessárias à progressão dos nossos jovens e, consequentemente, do nosso Concelho.”
“Relativamente à vertente desportiva, o Município criou uma rede de pavilhões gimnodesportivos e diversos passeios marítimos, dotados de equipamentos que favorecem a prática de exercício físico, contribuindo para proporcionar momentos de lazer e bem-estar à comunidade”, referiu.
“No que concerne à educação, além da nova Escola Profissional, possuímos ainda uma rede de creches e atl’s, a cargo de jovens licenciados desempregados que, através de um concurso de concessão, gerem estas empresas sem qualquer tipo de investimento, contribuindo para a permanência das crianças nas suas freguesias de origem e fomentando as políticas de proximidade”, disse.
“Todos estes investimentos só foram possíveis devido à união de esforços existente entre o Município e as juntas das diferentes freguesias. Deste modo, gostaria de reforçar a importância da colaboração entre municípios e juntas, em prol do bem comum”, salientou.
O responsável municipal agradeceu a solidariedade prestada pela ANAFRE, considerando a atual situação económica, mencionando o impacto da redução militar norte-americana na ilha.
“A redução dos efetivos militares na Base das Lajes tem consequências muito graves nos setores imobiliário e de restauração, além de contribuir para o aumento do desemprego, tendo em conta que constitui uma das principais entidades empregadoras da ilha”, frisou.
“Com um problema socioeconómico desta dimensão, considero inadmissível a atitude do Estado, que nada fez para mitigar o impacto desta redução”, acrescentou.
“É fundamental que a ANAFRE e a ANMP (Associação de Municípios Portugueses) intervenham nas políticas sociais, reivindicando os seus direitos, no sentido de fazer face à crise que nos assola. Temos de ser criativos e inovadores, partilhando as nossas experiências e demonstrando que trabalhamos com orgulho”, concluiu.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt