O vereador da Cultura do Município da Praia da Vitória considera que a freguesia das Quatro Ribeiras possui um enorme potencial nas vertentes cultural, social e desportiva, dando enfoque à Igreja de Santa Beatriz, que constitui um atrativo turístico, tendo sido uma das primeiras igrejas edificadas na ilha. Tibério Dinis intervinha no âmbito da comemoração do 555º aniversário deste templo, que decorreu na tarde de domingo, 08, integrada na Onda Cultural da freguesia.
Para o responsável municipal, “a freguesia das Quatro Ribeiras tem sido alvo de uma grande evolução, ao longo dos tempos, demonstrando o notável trabalho desenvolvido pela Junta de Freguesia na projeção e dinamização deste local, repleto de cultura, pela sua igreja centenária e pelos eventos culturais que acolhe, nomeadamente a Onda Cultural e a 4ª Mostra de teatro a noroeste «Dar Cena», que, este ano, se estendeu a esta freguesia.”
“Além desta riqueza cultural e social das Quatro Ribeiras, é importante mencionar o património natural que podemos encontrar nesta freguesia, destacando a sua zona balnear, bem como os miradouros e a zona de lazer, inaugurada este ano”, disse.
“No âmbito do desporto, a freguesia conta com um pavilhão gimnodesportivo, contribuindo para o incentivo à prática de exercício físico e, consequente, melhoria da qualidade de vida da comunidade”, referiu.
Tibério Dinis agradeceu também todo o esforço efetuado na manutenção da igreja de Santa Beatriz, que representa um dos pilares culturais e religiosos do Concelho e até da ilha, pela história que a caracteriza.
“É com imenso orgulho que nos encontramos hoje a celebrar os 555 anos deste templo, que tem um enorme valor histórico e cultural para todos os terceirenses e para aqueles que nos visitam”, salientou.
O edil praiense mencionou ainda a importância da descentralização cultural, com enfoque nos meios rurais, para que todas as pessoas possam usufruir da cultura.
“Através da realização das ondas culturais e da extensão de outros eventos, tentamos trazer, para o interior da ilha, iniciativas que possam contribuir para a promoção e valorização dos meios rurais e do seu património”, concluiu.
Rui Castro, presidente da Junta de Freguesia local, agradeceu a colaboração do Município na realização desta iniciativa, integrada no Outono Vivo, e evidenciou a importância da comemoração do 555º aniversário da Igreja de Santa Beatriz na valorização das tradições e costumes da freguesia.
Francisco Maduro Dias, historiador, fez um enquadramento histórico da Igreja, explicando a sua génese e a importância que detém a nível religioso, social e cultural na freguesia das Quatro Ribeiras e até na ilha Terceira.
A Onda Cultural das Quatro Ribeiras decorre ainda nos dias 12 e 15 de novembro, na Igreja de Santa Beatriz.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt