O vereador do Desenvolvimento e Coesão Rural, das Infraestruturas e Mobilidade considera fundamental consciencializar a comunidade para os fatores de risco da doença renal crónica, incentivando-a a adotar comportamentos de prevenção. Osório Silva intervinha no âmbito da conferência “Agir Cedo para Prevenir”, integrada na celebração do Dia Mundial do Rim, que decorreu na tarde de quinta-feira, 10, na Escola Profissional da Praia da Vitória.
Segundo o responsável municipal, “o primeiro passo para o combate à insuficiência renal crónica consiste em alertar a população para a importância dos cuidados primários na área da saúde, demonstrando as fragilidades e necessidades dos insuficientes renais crónicos.”
“Acredito que se as pessoas conhecerem de perto a realidade destes doentes, ficarão sensibilizadas para a importância da prevenção desta patologia, reforçando os cuidados de saúde e adotando hábitos mais saudáveis”, salientou.
O edil praiense agradeceu também a todas as entidades envolvidas nas comemorações do Dia Mundial do Rim.
“Gostaria de agradecer as todos os intervenientes, pois considero que a concretização destas iniciativas é fundamental para ilustrar esta realidade que, infelizmente, afeta um número significativo de pessoas no nosso país, desde crianças a idosos”, destacou.
“É importante referir também a presença dos idosos do Concelho, que constituem uma grande preocupação do Município. Temos reforçado as políticas de proximidade com os nossos idosos, no sentido de aumentar a qualidade de vida dos mesmos, promovendo o envelhecimento ativo”, disse.
“Espero que este evento, no qual abordamos conceitos como nefrologia, diálise e insuficiência renal, constitua um alerta para a nossa comunidade, no que concerne à importância da prevenção de doenças renais”, concluiu.
Para João Cabete, presidente da Associação Portuguesa de Insuficientes Renais (APIR), “o dia que hoje se assinala assenta na importância da prevenção. É fundamental apostar nos cuidados de saúde primários para um diagnóstico precoce, no sentido de retardar o processo de diálise.”
“Pretendemos criar uma delegação da APIR na ilha Terceira, a fim de acompanhar mais de perto a população local, correspondendo às suas necessidades e expetativas”, referiu.
No âmbito da celebração do Dia Mundial do Rim, teve lugar um rastreio no Largo da Luz, que incluiu a medição da tensão arterial e glicémia, considerando que a conjugação da hipertensão com a diabetes potencia o surgimento da insuficiência renal. Mais tarde, decorreu ainda uma visita ao Centro de Saúde da Praia da Vitória, com vista ao acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos nesta entidade.
Segundo Luís Dutra, diretor da Unidade de Saúde da Ilha Terceira, “a receção das diversas entidades no nosso espaço contribui significativamente para dinamizar a ligação entre os cuidados diferenciados, prestados nos hospitais da Região, e os cuidados primários existentes nos centros de saúde.”
“A Unidade de Saúde da Ilha Terceira está na linha da frente na prevenção e, consequente, diferenciação dos utentes que apresentam problemas de insuficiência renal”, referenciou.
A comemoração do Dia Mundial do Rim resultou da colaboração entre diversas entidades, nomeadamente a Câmara Municipal da Praia da Vitória; a APIR; o Hospital da Ilha Terceira; a Unidade de Saúde da Ilha Terceira; a Escola Profissional da Praia da Vitória; o Regimento de Guarnição nº 1 - Castelo de São João Baptista; a Escola de Enfermagem de Angra do Heroísmo; e a Polícia de Segurança Pública da Praia da Vitória.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt