A aposta na criação de políticas ambientais, que potenciem os recursos naturais, contribui significativamente para o aumento da qualidade de vida. Neste sentido, cabe às gerações de hoje garantir a preservação do meio ambiente para que o futuro seja sustentável. A ideia foi transmitida por Osório Silva, vereador do Desenvolvimento e Coesão Rural, das Infraestruturas e Mobilidade, no âmbito da comemoração do 20º aniversário do Programa Eco-Escolas, assinalado na manhã de quarta-feira, 16, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Segundo o autarca praiense, “a sustentabilidade ambiental constitui uma das maiores preocupações do nosso Município. Deste modo, é importante desenvolver e apoiar projetos que visem a conservação do meio ambiente, através da potenciação dos recursos naturais, garantindo a qualidade de vida das gerações vindouras.”
“É necessário sensibilizar a comunidade para as questões ambientais, demonstrando o papel preponderante que o ambiente exerce no nosso quotidiano”, destacou.
“Acredito que a consciencialização da população deve começar pelos mais novos, no sentido de despertá-los para os cuidados a ter na manutenção do meio ambiente saudável, assumindo que estes valores contribuem fortemente para a formação dos mesmos enquanto cidadãos ativos. Por estes motivos, considero o Programa Eco-Escolas uma mais-valia na criação de hábitos que promovam o nosso património natural”, salientou.
“Considerando os recursos naturais que este Concelho dispõe, existe um conjunto de ações ambientais desenvolvidas localmente, nomeadamente a gestão da água e o tratamento de resíduos, efetuados pela empresa municipal Praia Ambiente, assim como a preservação e o restauro das zonas húmidas (Pauis da Praia da Vitória, do Belo Jardim e da Pedreira do Cabo da Praia), integrados no Projeto Life CWR (Coastal Wetland Restoration)”, disse.
O responsável municipal referiu ainda as feiras ambientais, realizadas na Cidade com vista à sensibilização da comunidade, e o Programa Bandeira Azul, que demonstra a qualidade das zonas balneares do Concelho.
Para além destas iniciativas, encontra-se em curso a criação de uma rota com início no Viveiro Florestal de Espécies Autóctones da Ilha Terceira, localizado em São Brás, e que passará pelos três pauis existentes a nível local, no sentido de proporcionar um maior contacto da população com as espécies endémicas.
São quatro as eco-escolas existentes no concelho da Praia da Vitória, nomeadamente
Vitorino Nemésio; Profissional da Praia da Vitória; Básica e Integrada dos Biscoitos; e Irmãos Goulart, nas Fontinhas.
O Programa Eco-Escolas, que assinala a nível nacional 20 anos de existência, foi criado pela Associação Bandeira Azul da Europa em 1996, com o intuito de reconhecer o trabalho desenvolvido pelas escolas do País, através do apoio dos municípios, na promoção de uma educação ambiental sustentável.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt