Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Programa Eco- Escolas assinala 20 anos, “Garantir uma maior sustentabilidade ambiental é permitir que as gerações futuras usufruam de recursos essenciais à vivência humana”, defende Osório Silva
17 março 2016

A aposta na criação de políticas ambientais, que potenciem os recursos naturais, contribui significativamente para o aumento da qualidade de vida. Neste sentido, cabe às gerações de hoje garantir a preservação do meio ambiente para que o futuro seja sustentável. A ideia foi transmitida por Osório Silva, vereador do Desenvolvimento e Coesão Rural, das Infraestruturas e Mobilidade, no âmbito da comemoração do 20º aniversário do Programa Eco-Escolas, assinalado na manhã de quarta-feira, 16, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Segundo o autarca praiense, “a sustentabilidade ambiental constitui uma das maiores preocupações do nosso Município. Deste modo, é importante desenvolver e apoiar projetos que visem a conservação do meio ambiente, através da potenciação dos recursos naturais, garantindo a qualidade de vida das gerações vindouras.”

“É necessário sensibilizar a comunidade para as questões ambientais, demonstrando o papel preponderante que o ambiente exerce no nosso quotidiano”, destacou.

“Acredito que a consciencialização da população deve começar pelos mais novos, no sentido de despertá-los para os cuidados a ter na manutenção do meio ambiente saudável, assumindo que estes valores contribuem fortemente para a formação dos mesmos enquanto cidadãos ativos. Por estes motivos, considero o Programa Eco-Escolas uma mais-valia na criação de hábitos que promovam o nosso património natural”, salientou.

“Considerando os recursos naturais que este Concelho dispõe, existe um conjunto de ações ambientais desenvolvidas localmente, nomeadamente a gestão da água e o tratamento de resíduos, efetuados pela empresa municipal Praia Ambiente, assim como a preservação e o restauro das zonas húmidas (Pauis da Praia da Vitória, do Belo Jardim e da Pedreira do Cabo da Praia), integrados no Projeto Life CWR (Coastal Wetland Restoration)”, disse.

O responsável municipal referiu ainda as feiras ambientais, realizadas na Cidade com vista à sensibilização da comunidade, e o Programa Bandeira Azul, que demonstra a qualidade das zonas balneares do Concelho.

Para além destas iniciativas, encontra-se em curso a criação de uma rota com início no Viveiro Florestal de Espécies Autóctones da Ilha Terceira, localizado em São Brás, e que passará pelos três pauis existentes a nível local, no sentido de proporcionar um maior contacto da população com as espécies endémicas.

São quatro as eco-escolas existentes no concelho da Praia da Vitória, nomeadamente

Vitorino Nemésio; Profissional da Praia da Vitória; Básica e Integrada dos Biscoitos; e Irmãos Goulart, nas Fontinhas.

O Programa Eco-Escolas, que assinala a nível nacional 20 anos de existência, foi criado pela Associação Bandeira Azul da Europa em 1996, com o intuito de reconhecer o trabalho desenvolvido pelas escolas do País, através do apoio dos municípios, na promoção de uma educação ambiental sustentável.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt