O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que a manutenção das instituições de comunicação locais reside na dinamização das vertentes de investimento e exploração, que contribuem significativamente para ultrapassar os novos desafios do século XXI, resultantes de uma forte concorrência assente nas novas tecnologias. Roberto Monteiro intervinha no âmbito da celebração do 69º aniversário do Rádio Clube de Angra (RCA), que decorreu na tarde de domingo, 03, na sede desta entidade.
Segundo o autarca praiense, “vivemos num mundo altamente tecnológico, que envolve toda a sociedade, exigindo às entidades locais novas formas de adaptação, no sentido de garantir uma maior proximidade junto das novas gerações.”
“Uma das consequências deste avanço tecnológico traduz-se no aumento da concorrência, que tem de ser ultrapassada através do investimento e da exploração, com vista à continuidade das pequenas rádios”, explicou.
“Cabe ao setor público potenciar um conjunto de investimentos necessários à consolidação destas organizações, garantindo uma maior sustentabilidade das mesmas. Esta data, que hoje se assinala, vem enaltecer 69 anos de trabalho, assim como alertar para a necessidade de adaptação face às constantes mudanças das sociedades atuais”, destacou.
“No que concerne à vertente da exploração, é fundamental que a receita cubra a despesa, mês após mês, honrando os compromissos com os seus colaboradores e fornecedores nesta competição feroz. Deste modo, é necessário elaborar uma estratégia comercial assente em duas componentes, nomeadamente a empresarial e a emocional, que contribuem para aprofundar as relações sociais, tornando a nossa sociedade mais equilibrada e coesa”, referiu.
O responsável municipal reforçou a necessidade de aproximação entre a rádio e as comunidades rurais a fim de fazer chegar a informação a um maior número de pessoas.
“Sob o lema “A Voz da Terceira”, o RCA representou a capacidade de dar voz aos interesses da Terceira por uma Região mais autónoma e forte; deu voz a muitos terceirenses que partilhavam a mesma visão e sabiam o que era importante para o futuro desta ilha e dos Açores; e marcou gerações, que deram prioridade ao interesse comum em detrimento de interesses individuais ou particulares”, defendeu o edil praiense.
“Neste momento, a ilha Terceira precisa de recuperar a voz, assumir desafios e lutar pelos seus objetivos para tornar as nove ilhas dos Açores mais coesas, justas e solidárias. Basta de atitudes intriguistas, de culpar terceiros pelo que nos acontece, de cruzar os braços e esperar que os outros resolvam os nossos problemas. Vamos todos fazer a voz da Terceira e sei que o RCA aqui estará para a levar aos quatro cantos do mundo”, salientou.
Pedro Ferreira, presidente da direção do RCA, destacou o papel desta rádio em episódios da História, designadamente a erupção dos Capelinhos, que constitui a primeira grande reportagem da instituição; a revolução de 25 de abril de 1974, por ter sido a única rádio que não foi tomada pelas forças armadas; e a visita do Papa João Paulo II aos Açores, pela importância religiosa que assume na sociedade.
“A RCA registou os momentos mais significativos da nossa História desde 1947, com o intuito de levar a voz da Terceira além-fronteiras, informando os açorianos da evolução social existente desde essa altura. A História preserva-se, respeita-se e dignifica-se, pois sem passado, não somos futuro”, disse.
O responsável desta entidade apresentou ainda uma nova visão, que consiste na aquisição de novos parceiros e na introdução de diferentes conteúdos, com vista à consolidação da marca RCA, procurada pela excelência da sua prestação de serviços.
Na sessão solene comemorativa dos 69 anos foram homenageados antigos colaboradores do RCA, nomeadamente Luís do Carmo, João Henrique Silva, Manuel de Sousa Quadros, João Luís Lopes, Luís Carlos Bretão, Francisco Maduro Dias, Carlos Pereira da Terra e José de Borba Fragoso.
Na ocasião foram ainda distinguidas a empresa Frederico A. Vasconcelos Herdeiros Lda, na pessoa de Valdemar Mota, e Emília Melo Freitas, que presta serviços a esta instituição há mais de 30 anos.
Gabinete de Comunicação.
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