A criação de infraestruturas que apoiem os jovens na persecução de objetivos profissionais constitui um dos instrumentos essenciais à promoção do emprego, considerando os novos desafios impostos pelas sociedades modernas. A ideia foi transmitida pelo presidente da Autarquia praiense, Roberto Monteiro, na inauguração da Escola Profissional local, que decorreu na tarde de quinta-feira, 05.
Segundo o edil praiense, “esta obra assume um papel estruturante na promoção e dinamização do ensino, pois visa reforçar as competências profissionais dos nossos jovens, no sentido de prepará-los para as constantes mudanças sociais”.
“Uma sociedade coesa, assente na valorização de recursos, no fomento da inovação e do empreendedorismo é fundamental para promover a criação de novos postos de trabalho”, referiu.
“Cabe a cada um de nós, enquanto representantes de entidades sociais, qualificar os jovens, dinamizar o tecido empresarial, potenciar novos negócios e estimular a criação de projetos, através do ensino de uma cultura de risco. O medo de arriscar limita a concretização de ideias que primem pela diferença”, explicou.
O presidente da Câmara Municipal referiu ainda um conjunto de ideias que, no seu entender, foram fundamentais para alavancar este empreendimento, no centro na Cidade, nomeadamente a criação de uma visão estratégica que promova a vertente educacional; o ajuste do ensino profissional às necessidades locais; e a resolução eficaz de problemas burocráticos impeditivos ao sucesso desta infraestrutura.
“Este estabelecimento de ensino é um dos melhores a nível nacional pela elevada taxa de empregabilidade e qualidade dos estudantes que forma, contribuindo para o reforço do emprego sustentável”, concluiu.
Para Domingos Borges, Presidente do Conselho de Administração da Fundação de Ensino Profissional da Praia da Vitória, “A concretização desta obra foi sobretudo um processo de aprendizagem, resultante da boa vontade e trabalho de todos os intervenientes que acreditam na importância do ensino profissional na nossa Ilha”.
“Compete-nos a nós, estabelecimento de ensino, fazer mais e melhor para garantir o sucesso de todos os que frequentam estas instalações”.
Sérgio Ávila, vice-presidente do Governo Regional dos Açores, destacou a importância deste acontecimento, na medida em que vem reforçar a criação e o fomento da empregabilidade.
“É fundamental reunirmos as condições para qualificar todos os que pretendam adquirir novos conhecimentos e garantir um futuro sustentável. Esta infraestrutura vem dotar a Praia da Vitória de novos meios para os estudantes, contribuindo a criação de uma cidade mais empreendedora”, salientou.
O representante da Associação Nacional de Escolas Profissionais reforçou a responsabilidade desta escola na consolidação e desenvolvimento do ensino profissional, assumindo que é muito gratificante verificar a obra concluída.
“Cerca de 42% dos alunos do ensino secundário estão em percursos profissionais. A ideia é atingir, ainda este ano, os 55%. Tenho a certeza que com estes equipamentos e o empenho de todos é possível chegarmos mais longe”, constatou.
Orçamentada em 7,5 milhões de euros, esta obra resulta de uma parceria entre o Governo Regional dos Açores, a Câmara Municipal da Praia da Vitória e a Fundação de Ensino Profissional.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt