Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
“A certificação da carne Raça do Ramo Grande é o 1º passo para uma maior valorização e potenciação da sua produção”, afirma Osório Silva
06 maio 2016

Potenciar o crescimento económico da Região Autónoma dos Açores, através da certificação da Raça do Ramo Grande, constituiu uma das medidas essenciais à dinamização do setor agropecuário. A ideia foi transmitida pelo vereador Osório Silva, no âmbito do encontro intitulado “2.º Dia do Criador da Raça Ramo Grande”, que decorreu esta sexta- feira,06, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira.

Para o vereador do Desenvolvimento e Coesão Rural, das Infraestruturas e Mobilidade, “O grande desafio para a região e para o próprio Governo Regional dos Açores é todo o trabalho de certificação da carne da Raça Ramo Grande. É algo que vai depender largamente da investigação a ser desenvolvida nos próximos dois anos, mas também da valorização que nós, consumidores, damos a este produto”.

“É fundamental que haja rentabilidade económica para os criadores desta raça. A par do incentivo dado ao trabalho científico, considero prioritário inserir este produto na restauração local, de forma a vendê-lo como um produto nosso. Nos últimos vinte anos passámos de 200 para mais de 1300 cabeças de gado, o que demonstra as suas potencialidades desta raça, contribuindo para reforçar a sua posição no mercado”, explicou.

“A raça Ramo Grande tem um grande valor cultural para as nossas gentes. É uma raça que esteve presente no povoamento da nossa ilha e que foi muito usada na lavoura, bem como na produção de carne e de leite”, referiu o edil praiense.

Este encontro, realizado no epicentro da criação desta espécie animal, analisou o potencial económico e a preservação cultural daquela que é uma das mais antigas fontes de subsistência regionais.

Com efeito, a raça autóctone Ramo Grande distingue-se da popular raça leiteira Holstein-Frísia que, importada dos Países Baixos e da Alemanha, rapidamente se estendeu a todo o arquipélago.

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente, Luís Neto de Viveiros, realçou a importância da expansão daquela que é a única raça autóctone dos Açores.

“A raça Ramo Grande significa muito para o património dos Açores. Temos observado um crescimento sustentável deste género de animais mas pretendemos muito mais, queremos resgatá-la da sua condição de risco. Estamos agora a proceder à segunda avaliação genética desta raça, de modo a promover um crescimento sustentado e, através da seleção genética, rentabilizar o seu potencial económico”, afirmou.

O encontro contou ainda com a intervenção de diversos investigadores, através da exposição de diversos painéis científicos. O período da tarde ficou reservado à visita de diversas explorações de bovinos da raça e de uma visita ao Museu Etnográfico “Ramo Grande”.

A raça Ramo Grande, ex-libris da planície com o mesmo nome, na Praia da Vitória, encontra-se agora presente um pouco por todo o Grupo Central e Ocidental do arquipélago dos Açores. Através da sua divulgação e da atribuição de subsídios, o Governo Regional dos Açores espera tornar a criação da Raça do Ramo Grande relevante no panorama agropecuário dos Açores.

O 2.º Dia do Criador da Raça Ramo Grande foi organizado pelo Governo Regional dos Açores, em parceria com a Câmara Municipal da Praia da Vitória e a Associação de Criadores de Bovinos da Raça Ramo Grande.

Notícias Relacionadas

De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais