Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Presidente da CMPV na inauguração do “Praia Links”, “Esta incubadora de empresas é o nosso contributo para trilhar um caminho de esperança assente na criação de oportunidades junto dos Praienses”
11 maio 2016

A garantia de um futuro empresarial sólido constitui a principal razão para a criação da Praia Links - Incubadora de Negócios e Ninho de Empresas da Praia da Vitoria, assente na promoção de oportunidades, de emprego e, consequentemente, na propagação de um sentimento de esperança, que permita o desenvolvimento e a consolidação económica do Concelho. A ideia foi transmitida pelo autarca Roberto Monteiro, na inauguração da Incubadora de Negócios e Ninho de Empresas da Praia da Vitoria, que decorreu na manhã de terça-feira, 10, na sede da mesma, situada na rua de S. Salvador (instalações da antiga Escola Profissional).

“Perante as adversidades provocadas pela redução militar da Base das Lajes, urge lutar pelo futuro das gerações através da criação de novos negócios. Com esta incubadora estamos a construir um caminho de esperança para todos os praienses e a consolidar conhecimentos que contribuam para a valorização do nosso Concelho, da nossa Ilha e Região nos mercados regionais e estrangeiros”, explicou o edil praiense.

Para o responsável municipal, “Esta incubadora vem alavancar um conjunto de negócios, não só os novos, mas também os já existentes, contribuindo para o crescimento harmónico local; acarinhar os empreendedores, incentivando-os a arriscar para evoluir localmente; partilhar conhecimentos e saberes empresariais, no sentido de reduzir os riscos inerentes à criação de empresas; e potenciar a formação para garantir a solidificação do nosso tecido empresarial no mercado.”

“É muito importante que o Governo Regional dos Açores e restantes parceiros continuem a incentivar a criação destas incubadoras, disponibilizando apoios que permitam a evolução das nossas empresas, adequando a teoria à realidade dos mercados atuais. Com o contributo de todos será possível garantir mais condições e, por sua vez, mais emprego, a fim de promover o aumento da competitividade”, referiu.

“No âmbito do apoio à criação de novos negócios, apostamos ainda na vertente educativa através da troca de experiências com escolas locais e universidades nacionais e estrangeiras. Esta união de esforços é essencial à dinamização da educação, promovendo o empreendedorismo e a inovação locais”, acrescentou.

Cerca de 20 empresas integram a incubadora “Praia Links” nas áreas agrocomercial, mar, turismo, local e tecnologia. Neste grupo de empreendedores estão ainda incluídos os vencedores do programa “Ideia Jovem Invest”.

“Não seria possível concretizar este sonho sem o apoio de várias entidades, designadamente a Fundação Luso-Americana, Escola Profissional da Praia da Vitória, Governo Regional dos Açores e um conjunto de parceiros.

O edil praiense agradeceu ainda às três dezenas de mentores, personalidades de elevado know-how nos vários setores de atividade.

Domingos Borges, da Escola Profissional da Praia da Vitória, defende a importância desta incubadora na potenciação do emprego, através da valorização do espírito empreendedor, na criação de empresas.

Jorge Gabriel, da Fundação Luso-Americana, considera o “Praia Links” um pilar estruturante ao desenvolvimento económico local, pois vem congregar a vontade de progresso e os meios necessários à criação e solidificação de empresas no mercado.

Segundo Sérgio Ávila, Vice-Presidente do Governo Regional “Esta é a 3ª incubadora inaugurada nos Açores. Pretendemos alargar este conceito a outros concelhos, com vista à criação de um ambiente protegido para que as empresas em fase inicial possam evoluir e tornar-se competitivas”.

Na ocasião, foram assinados dois protocolos com a Emater e a rede Ângelo Amaral, no sentido de garantir o apoio às novas empresas, nos primeiros três anos de existência.

Durante a tarde de terça-feira decorreu ainda a iniciativa “Praia Talks”, que contou com a intervenção de Carlos Oliveira, da Braga Invest, subordinada à temática da tecnologia e empreendedorismo”. Luís Lopes, da Sports Eco Resort, dissertou sobre o mar e o turismo. Rui Amaral, do Grupo Ângelo Amaral, apresentou a temática da produção e comercialização, seguindo-se da intervenção de Cristina Codorniz, da Escola Secundária Vitorino Nemésio, acerca da educação empreendedora, e da apresentação de João Barbosa, da Vip Fidelity – Marketing Solutions, sobre empreendedorismo, marketing e tecnologia.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt