Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Apresentação da III Biofeira dos Açores, Roberto Monteiro desafia os produtores biológicos a apostarem na criação de indústrias de transformação a fim de acrescentarem valor aos seus produtos
19 maio 2016

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória acredita que o sucesso da agricultura biológica passa pela comercialização, através da criação de pequenas indústrias de transformação dos produtos, acrescentando valor aos mesmos. Roberto Monteiro intervinha no âmbito da apresentação da 3ª edição da Biofeira dos Açores, que decorreu na manhã de quinta-feira, 19, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

“A Bioazórica tem efetuado um trabalho excecional ao nível da organização dos produtores e dinamização dos mercados. Deste modo, considero que está na altura de darmos um passo em frente e apostarmos na vertente da comercialização, no sentido de acrescentarmos valor à produção biológica, criando pequenas indústrias associadas à transformação dos produtos.”

“Considerando os novos desafios do século XXI, é necessário focarmo-nos na comercialização com valor acrescentado, retirando o enfoque da produção. Só assim conseguiremos alcançar novos mercados e expandir a agricultura biológica”, evidenciou.

O autarca referiu também a importância do empreendedorismo na promoção do emprego e desenvolvimento económico do Concelho, desafiando os jovens empresários integrados na incubadora da Praia da Vitória a apostarem na criação de negócios no âmbito da agricultura biológica.

“Como todos sabemos, o setor agro-alimentar encontra-se em ascensão. Neste sentido, acredito que está na altura de dar outra dinâmica ao mercado biológico, projetando novos desafios na Terceira e restante Região”, disse.

Na ocasião, o edil praiense congratulou a Bioazórica pela dedicação e o empenho demonstrados, reforçando a parceria existente entre o Município e esta entidade que se manifesta na qualidade da Biofeira dos Açores.

“Gostaria de apelar à participação da comunidade neste evento a fim de dar o apoio e o estímulo necessários à concretização dos objetivos propostos. Temos de nos unir em prol do crescimento dos Açores”, salientou.

Para Mónica Oliveira, presidente da Bioazórica, “esta iniciativa representa o culminar de todo o esforço existente entre a direção desta cooperativa, os produtores e todos os que colaboram connosco na promoção da agricultura biológica.”

“O setor agro-alimentar é o único que tem tido um desenvolvimento significativo a nível mundial, devido à crescente preocupação das pessoas com a sua saúde e bem-estar. Existem cada vez mais doenças associadas à diabetes, obesidade e tensão arterial, por isso a população tende a adotar hábitos alimentares mais saudáveis”, referenciou.

Mónica Oliveira apresentou ainda o programa da Biofeira, destacando que o mesmo reúne um vasto leque de atividades direcionadas a toda a comunidade, desde as crianças aos idosos.

“Pretendemos abranger os diferentes públicos. Como tal, temos um programa muito diversificado, que engloba uma banca de produtos para venda; a tradicional quinta pedagógica e um espaço infantil, que têm um grande sucesso junto dos mais novos; vários momentos musicais; produtos artesanais; alfaias agrícolas; um espaço de restauração, que permite dar a conhecer iguarias gastronómicas confecionadas com produtos biológicos; e workshops, ministrados por pessoas que possuem um grande know-how no setor agro-alimentar”, explicou.

A III Biofeira dos Açores, promovida pela Bioazórica, em colaboração com o Governo Regional dos Açores, a autarquia praiense e a Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA), decorre entre 20 e 22 de maio, na Tenda da Marina da Praia da Vitória.

Programa

O programa inclui na sexta-feira, 20, a inauguração da Biofeira, pelas 17h00. Às 18h30, será apresentado o projeto LIFE CWR (Coastal Wetland Restoration), por Mariana Brito. Mais hora mais tarde, terá lugar o workshop de green smothies, ministrado por Avelino Ormonde, da BioFontinhas. Para as 21h00, está marcada a atuação musical de Francisco Ourique. O encerramento do espaço decorre às 23h00.

No segundo dia, a Feira abre às 10h00. Para as 10h15, está agendada uma sessão de atividade física com Nuno Moreira. Às 11h00, será realizada a hora do conto. Entre as 13h00 e as 16h00, decorre a avaliação e controlo da tensão arterial e glicémia capilar pela equipa do Centro de Saúde da Praia da Vitória. Das 14h30 às 17h00, terá lugar o “Science Show”, que engloba experiências divertidas para todas as idades e estará a cargo do Centro de Ciência de Angra do Heroísmo.

Pelas 15h00, tem início uma palestra subordinada ao tema “A Comercialização de Produtos Biológicos. Criação de Mercados. O Mercado Regional, Nacional e Internacional”, ministrada por Jaime Ferreira, da Agrobio, seguindo-se de uma sessão de esclarecimento acerca da adesão ao selo da Marca Açores, que contará com a participação de Pedro Matos e Marta Pires, da SDEA.

O workshop de culinária com o chef Paulo Lourenço está previsto para as 17h30. Pelas 19h00, atua Leonor Serpa. Às 20h30, terá lugar uma palestra intitulada “Acidez e Alcalinidade na Alimentação”, que contará com a presença de Avelino Ormonde, da BioFontinhas. O encerramento da Feira está marcado para as 23h00.

No domingo, 22, a abertura do espaço decorre às 10h00. Para as 10h15, está marcada uma sessão de atividade física. Pelas 11h00, terá lugar a hora do conto. Das

13h00 às 16h00, decorre a avaliação e controlo da tensão arterial e glicémia capilar pela equipa do Centro de Saúde da Praia da Vitória. Às 15h00, será ministrada, por Jaime Ferreira (Agrobio), uma palestra sobre a instalação de novos agricultores em agricultura biológica e a produção local. De seguida, Fátima Amorim, diretora regional do Desenvolvimento Rural, dissertará acerca das medidas de cooperação. Para as 17h00, está agendada uma palestra subordinada à temática “Alimentação Saudável Vegetariana, Vegana e Crudívora Vegana”, que contará com a participação da associação de terapias holísticas e desenvolvimento pessoal, Cura Diamante. Uma hora depois, decorre a atuação musical do grupo de cantares “Moda da nossa terra”. O encerramento da Biofeira terá lugar às 20h00.

Gabinete de Comunicação.

 

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt