O Município da Praia da Vitória foi distinguido com o galardão de Melhor Município do Ano na categoria de Regiões Autónomas, na Gala Anual dos Municípios de Portugal, realizada na passada sexta-feira, 03, no Algarve, devido à qualidade do trabalho realizado no âmbito do projeto Reabilitação na Comunidade, que visa o acompanhamento de crianças, jovens e idosos com necessidades especiais.
“O projeto Reabilitação na Comunidade, que constitui o pilar deste prémio, tem na sua génese os conceitos de visão, inovação e coração. São vetores que estão sempre presentes no trabalho efetuado por esta Autarquia, que além de apostar no desenvolvimento económico do Concelho, tem uma grande preocupação com a melhoria da qualidade de vida da comunidade”, destacou Roberto Monteiro, presidente do Município praiense.
“Foi no ano de 2008 que surgiu esta ideia de apoiar pessoas com necessidades especiais, conjugando num único projeto diversas áreas, nomeadamente a educação inclusiva, a psicopedagogia e alfabetização, a psicomotricidade, a psicologia, o serviço social e a neuropsicologia. Trata-se de um projeto inovador e de grande alcance, que abrange cerca de três mil pessoas”, explicou.
“Desde o início acreditámos que este projeto podia primar pela diferença no Concelho, apostando numa maior proximidade entre o técnico e o utente, o que se traduz num caminho de sucesso alcançado com esforço e dedicação. Conseguimos obter bons resultados em mais de 85 por cento das situações abrangidas e recebemos até apelos por parte das famílias dos utentes para que haja uma continuidade deste trabalho exemplar”, evidenciou.
“Este projeto merece o nosso reconhecimento e apoio pelos benefícios sociais que permite. Estamos a contribuir para uma sociedade mais coesa, onde todos podemos crescer e aprender, independentemente dos condicionalismos que possam surgir. A melhor recompensa que podemos ter, enquanto cidadãos, é percebermos que estamos a cuidar do próximo. Neste sentido, continuaremos a apostar na sustentabilidade do mesmo a fim de criarmos mais oportunidades junto da nossa comunidade”, disse.
Para além deste projeto, o edil praiense referiu ainda a importância das parcerias com projetos inovadores, provenientes de outros locais do País, dando enfoque ao Programa de Revitalização do Comércio, desenvolvido pelo Município do Funchal.
“Considero essencial termos conhecimento dos diversos projetos existentes nos diferentes municípios do País, no sentido de os conseguirmos adaptar à realidade da nossa ilha. Deste modo, gostaria de fazer referência ao projeto que disputou o primeiro lugar connosco, designadamente o Programa de Revitalização do Comércio do Funchal, que, tal como o Programa VitÓria, tem como objetivo a promoção do comércio tradicional, o crescimento económico local e a criação de emprego. Estamos a falar de um projeto sólido e que constitui um exemplo a ser seguido por todos os municípios”, referiu.
“Encaro este concurso como uma troca de conhecimentos e experiências entre os responsáveis pelas diferentes câmaras de Portugal, pois acredito que temos muito a aprender uns com os outros”, afirmou.
O evento foi promovido pela Universidade do Minho, em parceria com a Associação Nacional de Municípios.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt