Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Inauguração do Centro de Interpretação Ambiental da Praia da Vitória, “A valorização do património ambiental é essencial ao reforço da qualidade de vida e da atratividade turística do Concelho”, defende Roberto Monteiro
28 julho 2016

O presidente da autarquia praiense considera que a aposta no ambiente sustentável constitui um pilar fundamental na promoção da qualidade de vida e potenciação turística do Concelho, contribuindo para o desenvolvimento socioeconómico local. Roberto Monteiro intervinha no âmbito da inauguração do Centro de Interpretação Ambiental da Infraestrutura Verde Húmida Costeira da Praia da Vitória, localizado no Paul da Pedreira do Cabo da Praia, que decorreu na manhã de quinta-feira, 28.

“A natureza desempenha um papel preponderante na qualidade de vida e bem-estar da população, possuindo recursos essenciais à vida humana, e na promoção turística do nosso Concelho, tendo em conta o grande número de turistas que apreciam a realização de atividades de caráter ambiental. Deste modo, o Município definiu, desde 2005, a sustentabilidade do meio ambiente como uma das suas grandes prioridades”, destacou o edil praiense.

“No âmbito da dinamização ambiental, a Autarquia efetuou diversos investimentos, dos quais destaco a recuperação dos pauis da Praia da Vitória, do Belo Jardim e da Pedreira do Cabo da Praia e a criação de diversos espaços verdes. Foram também concretizadas várias ações de sensibilização ambiental, no sentido de consciencializar os mais novos e a comunidade para a importância da proteção da natureza”, referiu.

“Além destas iniciativas, gostaria de realçar o trabalho realizado pela empresa municipal Praia Ambiente na componente de reciclagem, que tem apresentado resultados muito positivos, pois ocupamos o primeiro lugar a nível nacional de reciclagem per capita, o que muito nos orgulha”, evidenciou.

Na ocasião, o responsável municipal mencionou a importância da infraestrutura verde húmida da Praia da Vitória na prática de turismo ornitológico.

“A observação de aves encontra-se em ascensão no mundo inteiro e os nossos pauis dispõem de condições de excelência para a prática desta atividade, sendo visitados por espécies provenientes dos continentes europeu e norte-americano. Neste sentido, este Centro de Interpretação Ambiental, que hoje inauguramos, contribuirá para apoiar todos os amantes do turismo ornitológico”, disse.

“Esta infraestrutura também funcionará como um centro de educação ambiental a fim de incutir na população residente hábitos que visem a preservação do meio ambiente. Nós temos a missão de investir e recuperar estes espaços e as novas gerações têm a responsabilidade de os potenciar”, acrescentou.

O autarca agradeceu ao Governo Regional dos Açores o apoio prestado na concretização de investimentos que dinamizem o património natural do concelho da Praia da Vitória.

“Esta cooperação existente entre a Autarquia e o Governo Regional permite-nos aumentar a projeção do nosso Concelho, tornando-o uma referência ao nível da sustentabilidade ambiental. Espero que continuemos a realizar novos investimentos juntos, pois a natureza é um dos grandes pilares do futuro dos Açores”, realçou.

Segundo Luís Neto Viveiros, Secretário Regional da Agricultura e Ambiente, “as zonas húmidas exercem um papel fulcral na prevenção de cheias e derrocadas, na regulação dos recursos hídricos e na mitigação das alterações climáticas, possuindo um enorme valor económico, científico, cultural e paisagístico”.

“A abertura desta infraestrutura vem reforçar a valorização ambiental da Região e aumentar o fluxo turístico, potenciando o crescimento económico dos Açores”, referenciou.

“O Governo Regional tem apostado numa política de educação ambiental para o desenvolvimento sustentável, reunindo 16 centros de interpretação ambiental nas diversas ilhas dos Açores. Este ano, esta rede será alargada com a abertura da Casa dos Fósseis, na ilha de Santa Maria, e do Centro Interpretativo do Ananás, em São Miguel”, concluiu.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais