O Município da Praia da Vitória aderiu à Global Network of Learning Cities (GNLC) - Rede Global de Cidades de Aprendizagem da UNESCO, no sentido de promover a educação ao longo da vida, dentro e fora dos estabelecimentos de ensino. Trata-se de uma plataforma internacional dinâmica, que permite a troca de ideias entre diferentes cidades.
Este conceito de “cidade de aprendizagem” foi desenvolvido pelo Instituto da UNESCO para a Aprendizagem ao Longo da Vida, com o objetivo de promover a aprendizagem inclusiva, facilitar a aprendizagem para e no local de trabalho, dinamizar a utilização das novas tecnologias e criar uma cultura de aprendizagem ao longo da vida para que os cidadãos (jovens e idosos) adquiram conhecimentos e competências.
“É com muito orgulho que o Município se associa a esta rede, tornando a Praia da Vitória numa “cidade de aprendizagem”. Temos de estar preparados para vencer os desafios do presente e do futuro, apostando na formação constante dos nossos munícipes”, referiu Tibério Dinis, vereador da Cultura e Educação da autarquia praiense.
“Apresentámos vários projetos pedagógicos desenvolvidos na Praia da Vitória, nomeadamente Hora do conto; Dar uma nova casa ao livro; Ler e reler; Brincar com os livros; Biblioteca divertida; e Uma mão cheia de livros, iniciativas realizadas pela Biblioteca Municipal Silvestre Ribeiro, e Conto Contigo na Praia e Outono Vivo, levadas a cabo pela Cooperativa Praia Cultural. São atividades como estas que demonstram a importância que damos à aprendizagem e à promoção da nossa cultura”, explicou.
“Gostaria também de fazer referência ao Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta, localizado na nossa cidade, à rede de creches e atl’s existente no meio rural e aos diversos projetos educativos concretizados na rede escolar do Concelho nas vertentes cultural, desportiva e ambiental”, disse.
“Não poderia deixar de mencionar o projeto “Reabilitação na Comunidade”, que tem apoiado um grande número de pessoas com necessidades especiais”, acrescentou.
“Acredito que, com a adesão a esta plataforma, a nossa autarquia poderá consolidar conhecimentos e partilhar experiências com diversos municípios dos quatro cantos do mundo, alcançando uma maior visibilidade no estrangeiro”, evidenciou.
A Rede Global de Cidades de Aprendizagem conta, neste momento, com 115 cidades de 28 países.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt