Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Valorização do ensino ao longo da vida, Praia da Vitória integra Rede Global de Cidades de Aprendizagem da UNESCO
30 agosto 2016

O Município da Praia da Vitória aderiu à Global Network of Learning Cities (GNLC) - Rede Global de Cidades de Aprendizagem da UNESCO, no sentido de promover a educação ao longo da vida, dentro e fora dos estabelecimentos de ensino. Trata-se de uma plataforma internacional dinâmica, que permite a troca de ideias entre diferentes cidades.

Este conceito de “cidade de aprendizagem” foi desenvolvido pelo Instituto da UNESCO para a Aprendizagem ao Longo da Vida, com o objetivo de promover a aprendizagem inclusiva, facilitar a aprendizagem para e no local de trabalho, dinamizar a utilização das novas tecnologias e criar uma cultura de aprendizagem ao longo da vida para que os cidadãos (jovens e idosos) adquiram conhecimentos e competências.

“É com muito orgulho que o Município se associa a esta rede, tornando a Praia da Vitória numa “cidade de aprendizagem”. Temos de estar preparados para vencer os desafios do presente e do futuro, apostando na formação constante dos nossos munícipes”, referiu Tibério Dinis, vereador da Cultura e Educação da autarquia praiense.

“Apresentámos vários projetos pedagógicos desenvolvidos na Praia da Vitória, nomeadamente Hora do conto; Dar uma nova casa ao livro; Ler e reler; Brincar com os livros; Biblioteca divertida; e Uma mão cheia de livros, iniciativas realizadas pela Biblioteca Municipal Silvestre Ribeiro, e Conto Contigo na Praia e Outono Vivo, levadas a cabo pela Cooperativa Praia Cultural. São atividades como estas que demonstram a importância que damos à aprendizagem e à promoção da nossa cultura”, explicou.

“Gostaria também de fazer referência ao Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta, localizado na nossa cidade, à rede de creches e atl’s existente no meio rural e aos diversos projetos educativos concretizados na rede escolar do Concelho nas vertentes cultural, desportiva e ambiental”, disse.

“Não poderia deixar de mencionar o projeto “Reabilitação na Comunidade”, que tem apoiado um grande número de pessoas com necessidades especiais”, acrescentou.

“Acredito que, com a adesão a esta plataforma, a nossa autarquia poderá consolidar conhecimentos e partilhar experiências com diversos municípios dos quatro cantos do mundo, alcançando uma maior visibilidade no estrangeiro”, evidenciou.

A Rede Global de Cidades de Aprendizagem conta, neste momento, com 115 cidades de 28 países.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt