O trabalho desenvolvido em prol de uma comunidade saudável reside na cooperação entre entidades locais que desempenham um papel estruturante na dinamização de áreas fundamentais à coesão social. A ideia foi transmitida por Paula Ramos, vice-presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, na apresentação do projeto "Haja Saúde", que decorreu na manhã de sexta-feira, 23, no Lar D. Pedro V, na Praia da Vitória.
"Os pilares estruturantes da sociedade a que pertencemos são as instituições de cariz social. A união entre as mesmas, assente na partilha de conhecimentos e experiências, enriquece o trabalho desenvolvido numa comunidade. Só por esta via podemos trilhar um caminho eficaz na persecução de medidas que reforcem a qualidade de vida de todos nós", enalteceu a edil praiense.
"Com este projeto será possível acompanhar de perto as necessidades das pessoas no sentido de minimizar os fatores de risco manifestados ao nível da saúde. Acreditamos que, com o apoio de uma equipa especializada, chegaremos mais longe nas nossas intenções de fomentar uma cidadania em saúde", acrescentou.
Na ocasião, a responsável municipal referiu também a importância de proporcionar oportunidades à população de forma igualitária.
“Esta iniciativa irá apoiar todas as pessoas de igual forma, independentemente da condição social ou faixa etária, o que contribuirá significativamente para a promoção de uma sociedade mais harmónica”, enfatizou.
“Gostaria ainda de dizer que é com imenso orgulho que a autarquia praiense se associa a um projeto desta natureza e que nos comprometemos a facilitar a disponibilização de espaços públicos para a concretização de atividades; incluir esta iniciativa em alguns eventos anuais; facilitar o estacionamento da unidade móvel nas vias públicas; e divulgar ações promovidas no âmbito do projeto”, destacou.
A iniciativa “Haja Saúde” consiste numa unidade móvel de proximidade, que percorrerá a ilha Terceira e, posteriormente, as restantes ilhas do arquipélago, durante os próximos dois anos.
Este projeto, que conta com a colaboração de um enfermeiro, um psicólogo clínico, um animador sociocultural e um assistente social, abrange diversas áreas, nomeadamente saúde em contexto escolar; saúde infanto-juvenil; dependências; doenças crónicas e infeciosas; educação sexual; saúde oral; acidentes de trabalho; violência; saúde da mulher; e envelhecimento ativo.
Além de rastreios, estão previstos jogos e atividades, bem como aulas de psicomotricidade para idosos, sessões de confeção de alimentação saudável e distribuição de panfletos.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt