O desenvolvimento da proteção social do concelho reside na criação de infraestruturas que promovam a inclusão dos jovens, apostando na sua formação como contributo para uma sociedade mais coesa. A ideia foi transmitida aos jornalistas pelo presidente da Autarquia, Tibério Dinis, no final da cerimónia de colocação da primeira pedra da empreitada de requalificação do Lar de Infância e Juventude da Santa Casa da Misericórdia local, que decorreu na quarta-feira, 28.
“A reabilitação do Lar de Infância e Juventude é um projeto estruturante para o crescimento da proteção social no concelho da Praia da Vitória. Insere-se num conjunto de três obras recentes, entre as quais a requalificação do Lar D. Pedro V e a criação do Centro de Apoio à Deficiência, que vêm reforçar o apoio prestado às nossas crianças e jovens, contribuindo para a promoção da qualidade de vida.", referiu o autarca.
O edil alertou ainda para a importância da estreita colaboração da autarquia com as diversas entidades locais no sentido de responder de forma eficiente aos desafios da proteção social.
"Potenciar a união de esforços entre entidades locais contribui significativamente para alavancar projetos que reforcem o crescimento social da Praia da Vitória. A parceria com o Governo Regional dos Açores, a SCMPV e as diversas Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho enriquece o conjunto de ações desenvolvidas em prol dos que mais necessitam", acrescentou.
“Desde 2005 que o Município da Praia da Vitória tem realizado um conjunto de trabalhos na área social, na qual se destaca o projeto “Reabilitação na Comunidade”, que lhe valeu o galardão de Melhor Município do Ano de 2016 na categoria de Regiões Autónomas”, salientou Tibério Dinis.
"Estamos muito orgulhosos do trabalho social que tem vindo a ser realizado na Praia da Vitória. A autarquia está sempre disponível para colaborar com as IPSS e com o Governo Regional dos Açores na concretização de medidas que promovam a inclusão das nossas crianças e jovens", concluiu.
O provedor da SCMPV, Francisco Ferreira, mostrou-se satisfeito com a beneficiação em curso.
“Chegou o dia de arrancarmos com esta obra, que era muito necessária. Estamos muito contentes com a concretização deste projeto e esperamos cá estar daqui a uns meses, numa grande celebração com todas as crianças da Santa Casa da Misericórdia, uma instituição que acredita na importância da integração social, enquanto elemento formador de carácter", disse.
A Secretária Regional da Solidariedade Social, Andreia Cardoso, salientou o papel do Governo Regional no desenvolvimento de políticas sociais e o apoio prestado à SCMPV.
“Este processo começou há 13 anos, quando o Governo Regional dos Açores precisou de uma instituição parceira que entendesse a sua política de ação nestas matérias. Contudo, como aqui se prova, esta tarefa não é exclusiva do executivo regional, mas antes uma responsabilidade transversal. Apenas com parcerias desta natureza podemos dar uma resposta determinante no domínio da proteção de crianças e jovens”, destacou.
A intervenção, que tem um custo de cerca de 300 mil euros, deverá estar concluída no início do verão de 2017. A requalificação estabelece a criação de três espaços distintos: uma área de serviço (com cozinha, lavandaria e dispensa); uma área social (com sala de refeições e sala de estar) e quatro dormitórios (com espaço para 10 crianças e jovens).
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt