Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Município da Praia da Vitória, Emprego, competitividade económica, turística e ambiental e solidariedade social em destaque no Orçamento para 2017
07 novembro 2016

A aposta na promoção do emprego e na competitividade turística, ambiental, tecnológica e cultural são os pilares estratégicos definidos pela Autarquia praiense para o Plano e Orçamento previsto no próximo ano. O documento foi apresentado pelo Presidente da Câmara Municipal, Roberto Monteiro, esta segunda-feira, 07, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O Plano e Orçamento da edilidade ascende aos 18 milhões de euros, estando a despesa corrente na ordem dos 47 por cento e o investimento em 53 por cento.

"Este orçamento resulta da solidariedade e cooperação dos praienses, que souberam, perante esta proposta, acreditar no desenvolvimento do nosso Concelho e apoiar as nossas decisões. O documento foi aprovado por unanimidade em reunião de Câmara, a 25 de outubro, o que me deixa muito orgulhoso. Esta ação demonstra a importância da união de esforços em prol de uma Cidade em franco crescimento, reforçando a sua consolidação no panorama regional", adiantou edil praiense.

"O executivo municipal apostou na concretização de diversas medidas que são fundamentais ao crescimento económico local, nomeadamente a criação de Emprego, a Regeneração Urbana e a Competitividade Turística, Ambiental, Tecnológica e Cultural do Concelho. Para além destas áreas, existem outras que não podem ser descuradas, pois assumem um papel estruturante no desenvolvimento social. São elas a concretização de projetos educativos, os incentivos aos setores económicos, os apoios sociais e os programas associativos", explicou Roberto Monteiro.

Investimentos Municipais

O orçamento municipal, previsto para 2017, atinge um valor de 18.034.362,00 euros. Deste valor, 8.439.812,00 euros (47%) são despesa corrente e 9.594.550,00 euros (53%) traduzem-se em despesa de capital (investimentos).

Na despesa corrente estão incluídos custos com o pessoal e aquisição de bens e serviços, orçamentados em 6.007.298 euros. Relativamente às despesas de capital, 5.993.644 euros (62,5%) serão aplicados em Obras para o Concelho e 1.800.000 euros (19,3%) destinam-se a amortizações e empréstimos.

"Considerando o aumento das transferências do Orçamento Geral do Estado e o pagamento das rendas refentes à utilização dos espaços públicos pela Empresa de Eletricidade dos Açores (EDA), conseguimos um aumento de meio milhão de euros no orçamento corrente", disse o responsável municipal.

Este valor permite o reforço dos programas de emprego e de apoio à habitação, na revitalização do comércio tradicional, através do programa VitÓria, na diversificação da oferta turística do Concelho, na manutenção e reabilitação do património municipal, e a consolidação de esforços no apoio a empreendedores e investidores, no âmbito do projeto Praia Links.

"Em 2017, pretendemos também aproveitar na íntegra os fundos comunitários, consolidar as contas municipais, reduzir o passivo bancário, diminuir o prazo médio de pagamento em menos de 35 dias, melhorar a capacidade de investimento, e concretizar diversas Obras estruturantes não cofinanciadas para o desenvolvimento local e rural", enumerou.

Relativamente aos investimentos estruturantes em 2017, a Autarquia avança com o Projeto Praia Smart City (607 mil euros); a renovação das habitações da Serra de Santiago (494 mil euros); o Plano Integrado de Regeneração Urbana Sustentável (865 mil euros); a valorização do meio ambiente e da natureza (um milhão e 96 mil euros); a recuperação e a valorização do património cultural (507 mil euros); a pavimentação dos arruamentos municipais (200 mil euros); o reforço da competitividade das PME’s (dois milhões e 16 mil euros) e a otimização da eficiência energética (200 mil euros).

“Estas prioridades de investimento resultam do Plano Estratégico de Desenvolvimento Local para a Praia da Vitória 2020, refletindo-se em oito candidaturas ao Programa Operacional dos Açores 2020. Aquele documento deixou claro quais deveriam ser os principais pontos para o desenvolvimento humanizado deste concelho para os próximos dez anos”, ressalva o edil praiense.

“Enquadrado no Praia Smart City, iremos proceder à instalação de infraestruturas de fibra ótica e wi-fi e à criação do novo Portal do Munícipe. Na área da Regeneração Urbana Sustentável, os principais projetos são a beneficiação do Terminal Rodoviário, a extensão do Eixo Pedonal e Ciclovia de ligação entre a cidade e o porto e a repavimentação de arruamentos em todas as freguesias do Concelho.”

“Relativamente ao Meio Ambiente e Conservação da Natureza, será continuado o Projeto Life, a requalificação da rede hidrográfica do Concelho e a ampliação do Cemitério Municipal. No âmbito da valorização do património cultural, iremos proceder à manutenção da muralha da cidade, à exploração da Casa das Pias (Vila das Lajes) e da Casa Museu de Vitorino Nemésio”, enumerou Roberto Monteiro.

“De forma a reforçar a Competitividade Económica, serão criadas infraestruturas de incubação de empresas, bem como infraestruturas de acolhimento empresarial (parques empresariais). Na área da eficiência energética, propomo-nos a reabilitar infraestruturas elétricas em edifícios e habitações sociais do concelho”, conclui.

O autarca reforçou ainda a inclusão neste documento de temas críticos ao desenvolvimento do Concelho, salientando o trabalho deste executivo na sua conclusão, designadamente o AUGI´s, referente ao Bairro Americano e Pedreiras (Lajes); a revisão do Plano de Diretor Municipal; a revisão da Servidão Militar alusiva à Base das Lajes e a cedência de espaços (POL) pela FAP/MDN ao Município.

Receitas do Município

Segundo o autarca praiense, as receitas correntes municipais decorrem em 70 por cento das transferências do Orçamento do Estado e em 30 por cento de receitas próprias.

“No que concerne às receitas de capital, 46 por cento são provenientes de fundos comunitários (FEDER) 3.843.810,00 euros; 13 por cento (1.044.803,00 euros), através dos contratos definidos entre o Município o Governo Regional dos Açores; 7 por cento do Orçamento Geral do Estado (573.368,00 euros); 20 por cento das receitas próprias da Autarquia (1.638.600,00 euros); e 14 por cento de financiamento Excecionado (1.206.000,00 euros), que só concretizaremos caso se justifique”, explicou o autarca praiense.

"Este é um orçamento equilibrado. O mesmo visa colmatar as necessidades do Concelho, contribuindo para alavancar as suas potencialidades na região e além - fronteiras. Pretendemos que este contribua significativamente para o desenvolvimento local e consolidação económica da Cidade", concluiu.

Mandato para cumprir

No âmbito desta conferência, o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória informou da suspensão do seu mandato na Assembleia Legislativa dos Açores.

"Tomei a decisão de continuar à frente do Município da Praia da Vitória até ao fim do mandato. Pretendo dar continuidade a muitos dos projetos iniciados neste período, e, como praiense, acredito que os interesses deste Concelho são, neste momento, prioritários", sublinhou Roberto Monteiro.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt