Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
“Uma Revolução ao nível da mentalidade e da ação exige-se para vencermos os desafios do presente e do futuro”, defende Roberto Monteiro
24 novembro 2016

Os conceitos de movimento cívico e prevenção são fundamentais para o crescimento da sociedade atual, nas diversas áreas que a constituem, através da envolvência da comunidade na resposta aos novos desafios do século XXI. A ideia foi veiculada por Roberto Monteiro, presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, no âmbito da sessão de abertura do I Fórum Regional “Carta Aberta à Prevenção”, que teve lugar na manhã de quinta-feira, 24, no auditório da Escola Profissional da Praia da Vitória.

“Ao longo destes onze anos de mandato, tenho-me confrontado com tudo o que os termos movimento e prevenção implicam. Relativamente ao movimento, este é referente à participação ativa da sociedade civil na resolução dos problemas com os quais nos deparamos. A palavra prevenção está relacionada com a criação de medidas que impeçam determinados acontecimentos. Deste modo, é essencial adotarmos estas duas componentes no nosso quotidiano para que consigamos promover o desenvolvimento harmónico da nossa sociedade”, explicou.

“Como todos sabemos, nós somos um povo que não possui uma cultura de prevenção, apenas minimizamos impactos quando as coisas acontecem. Urge mudar essa mentalidade e impulsionar uma revolução cultural. Neste sentido, apelo às novas gerações para que tenham uma voz ativa na comunidade, fazendo-se representar como líderes de opinião. Só assim poderemos fazer a diferença”, destacou.

“Esta iniciativa é um exemplo de determinação e perseverança por parte de quem a organizou. Contudo, não há carta aberta que funcione sem uma transformação da sociedade e sem a participação dos cidadãos. Esta mudança, apesar de realizada de forma gradual, tem de existir”, acrescentou.

Na ocasião, Roberto Monteiro, também presidente da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores (AMRAA), realçou o orgulho da entidade pela parceria numa iniciativa com esta importância.

“É uma enorme honra, enquanto presidente da AMRAA e da autarquia praiense, apoiar uma ação como esta, que tem uma grande relevância na vida de todos os açorianos. Desejo os maiores sucessos na persecução dos vossos objetivos”, realçou.

Segundo Durval Santos, presidente da Casa do Povo de Santa Bárbara e responsável pela organização do fórum, “esta iniciativa visa a valorização da cidadania e a promoção da vida humana, que constitui um direito inalienável, transversal e universal. Pretendemos fomentar uma cultura preventiva na nossa Região, através da união de esforços entre todos os açorianos em prol do bem comum”.

“Com o apoio do Governo Regional, dos nossos municípios e dos oradores convidados, que possuem uma vasta experiência nas temáticas abordadas, acredito que este será um espaço de debate e reflexão bastante profícuo para todos os presentes. Iremos promover a importância da prevenção na sociedade atual, criando condições para que esta assuma um papel fulcral nas políticas regionais”, salientou.

A Secretária Regional da Solidariedade Social, Andreia Cardoso, afirma que a prevenção deveria estar presente em todos os aspetos da vivência humana e que todos têm o direito e o dever de contribuir para a construção de uma Região saudável.

“Enquanto profissional da área social, gostaria de referir a importância que a adoção de comportamentos positivos no seio familiar tem no desenvolvimento das crianças e jovens. Desta forma, o Governo Regional tem promovido um conjunto de formações que visam dotar os pais de boas competências relacionais a fim de reforçar a ligação entre estes e os respetivos filhos, valorizando a tolerância e o respeito, princípios essenciais à vida em sociedade. Considero que esta também é uma forma de prevenção bastante importante, pois influencia significativamente o comportamento das novas gerações, contribuindo para uma maior coesão social”, aludiu

O I Fórum Regional “Carta Aberta à Prevenção” conta com a presença de diversos profissionais das áreas da saúde, educação, justiça, segurança e social, provenientes das nove ilhas dos Açores.

Este evento, que tem a duração de dois dias, inclui ainda esta sexta-feira, 25, no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, pela 09h30, uma palestra subordinada ao tema “A Prevenção como Política”, ministrada por Laborinho Lúcio, seguindo-se oficinas de trabalho, às 11h30. Após a pausa para almoço, pelas 14h30, Victor Feytor Pinto e Sérgio Deodato dissertarão sobre a ética na prevenção e promoção da saúde. Mais tarde, às 16h15, Paulo Jesus abordará a temática “Reflexão, Ação. Relação! Os Caminhos da Prevenção no Alentejo Central”. Pelas 16h30, serão apresentadas as conclusões da equipa de relatores, constituída por Cidália Frias, José Lourenço, Marta Silva e Sérgio Oliveira, estando a sessão de encerramento agendada para as 17h00.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt