Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Encerramento da Onda Cultural do Cabo da Praia, “A Riqueza Cultural de uma Freguesia reside no esforço e dedicação efetuados por um Povo que acredita nas suas tradições”, defende Tibério Dinis
28 novembro 2016

As especificidades culturais de uma freguesia resultam do esforço e dedicação demonstrados pelas pessoas que integram as comunidades municipais, em prol da valorização das tradições que as caracterizam A ideia foi veiculada por Tibério Dinis, vereador da Cultura, no encerramento da Onda Cultural do Cabo da Praia, que decorreu na passada sexta-feira, 25, na Casa do Povo desta freguesia.

“O valor da cultura reside nas pessoas. São elas que se dedicam arduamente à manutenção das tradições locais, tornando-as genuínas. Estas especificidades enriquecem a diversidade cultural deste Concelho. Por este motivo, o Município da Praia da Vitória acredita na importância das comunidades que se mantêm ativas junto das novas gerações e apostam na divulgação do que melhor têm para oferecer aos turistas que visitam a nossa terra”, explicou o edil praiense.

“No âmbito do projeto de descentralização da cultura com enfoque nas freguesias do Concelho, a Onda Cultural do Cabo da Praia registou um franco crescimento nos últimos anos. A panóplia de atividades lúdicas e recreativas que constituíram estes quatro dias deve-se ao empenho das instituições locais, nomeadamente da Casa do Povo, do Império do Espírito Santo, da Igreja Paroquial e da Junta de Freguesia”, realçou.

Na ocasião, o representante municipal anunciou as três áreas que considera serem essenciais ao desenvolvimento económico da ilha Terceira, ressalvando a importância da freguesia do Cabo da Praia no crescimento das mesmas.

“O futuro da ilha Terceira passa por três pilares económicos, designadamente as Pescas, a Agricultura e o Turismo. Esta freguesia, que acolhe quem nos chega por mar, assume um papel fundamental na indústria agrícola e pesqueira e também a nível turístico. Para além da conhecida Praia da Riviera, existe também o património edificado, nomeadamente o forte de Santa Catarina, a Igreja e o Império, que muito dignificam a cultura do Concelho”, disse.

“Considerando o desenvolvimento socioeconómico do Cabo da Praia, apostamos, em parceria com a Junta de Freguesia, na criação de um projeto de âmbito turístico e de outro assente no prolongamento da Marginal até à Praia da Riviera. Estes projetos, que resultam de fundos comunitários, visam reforçar a qualidade de vida da população. ”, adiantou.

O titular da pasta da Cultura deu a conhecer à comunidade um projeto turístico que visa a divulgação de vídeos promocionais das freguesias concelhias, defendendo que existem potencialidades em cada uma delas que devem ser promovidas.

“Cada freguesia apresenta especificidades únicas que devem ser realçadas junto de quem nos visita. Dar a conhecer as mais-valias de cada local enriquece a partilha de costumes. Deste modo, encontramo-nos a desenvolver vídeos promocionais das onze freguesias municipais, sendo o Cabo da Praia a primeira paróquia a integrar a nossa estratégia turística ”, referiu.

Segundo Mónica Brum, presidente da Junta de Freguesia ”o Cabo da Praia tem crescido nos últimos anos, através da concretização de projetos nas áreas da Educação, da Agricultura, do Desporto e do Lazer. Acredito que estamos a trilhar um caminho assente no progresso, apostando na concretização de atividades que aproximam as pessoas e reforçam os talentos da nossa freguesia”.

“Naturalmente, este percurso não seria possível sem o apoio da comunidade. Só é possível evoluirmos socialmente através da partilha de experiências e conhecimentos entre todos. Assim, devemos continuar unidos em prol de uma freguesia coesa e ciente do seu valor cultural”, referiu.

“Conto com o vosso apoio para continuarmos o trabalho necessário à promoção do Cabo da Praia, proporcionando uma maior qualidade de vida aos que cá vivem e aos que nos visitam”, concluiu.

No encerramento da onda Cultural foi apresentado o roteiro turístico da freguesia, onde foram dados a conhecer os pontos de interesse do Cabo da Praia.

Naquele que é o Dia do Cabo da Praia, a Junta de Freguesia homenageou ainda a Irmandade do Império do Divino Espírito Santo, instituição mais antiga do Cabo da Praia em atividade.

Nesta sessão, foram também entregues os certificados de participação às pessoas que integraram as atividades promovidas pela Onda Cultural e os prémios aos vencedores do Torneio de Sueca, do Bingo, e da atividade de "Geocaching".

A noite culminou com a atuação do Coro do Cabo da Praia.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt