Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Presidente da Câmara da Praia apresenta ações do Life-CWR, “Investimento nas zonas húmidas costeiras da Praia da Vitória garante produto ambiental e turístico único na Região”
09 dezembro 2016

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que o investimento na recuperação dos três pauis da Praia da Vitória permite a criação de um produto turístico único na Região e no País, assente na preservação ambiental e na visitação de um conjunto de zonas húmidas próximas mas com características distintas.

Roberto Monteiro, que falava na apresentação dos investimentos realizados e em curso no âmbito do projeto de restauro ecológico e conservação da infraestrutura verde húmida costeira da Praia da Vitória, sublinha que, em paralelo, este projeto contribui significativamente para a notoriedade ambiental do Concelho e para o incremento da qualidade de vida local.

“É um orgulho para a Praia da Vitória ter o reconhecimento internacional do trabalho em curso. A Convenção Ramsar deu-nos esse reconhecimento, assim como o Projeto LIFE, da União Europeia. Da recuperação do paul da Praia, que é um exemplo de como transformar uma zona degradada num parque ambiental de qualidade, até ao trabalho em curso para a recuperação do paul do Belo Jardim, único com dinâmica dunar, passando pelo paul da Pedreira, que resulta da ação humana, conseguimos ter numa estreita proximidade um conjunto de espaços com características distintas e que, ao mesmo tempo, têm enorme valor ambiental e turístico”, precisou.

“Os nossos pauis possuem características singulares para todos os amantes de birdwatching, acolhendo aves provenientes dos continentes europeu e americano. Deste modo, temos apostado na criação de condições para a promoção desta vertente turística, que se encontra em ascensão”, enfatizou.

As considerações foram feitas na conferência de imprensa de apresentação dos trabalhos realizados e em curso nas três zonas húmidas, onde o Município concretiza, no âmbito da segunda fase do projeto Life CWR (Coastal Wetland Restoration), realiza um investimento de 600 mil euros, designadamente os pauis da Praia da Vitória, do Belo Jardim e da Pedreira do Cabo da Praia.

“Este projeto, cofinanciado a 50 por cento pela União Europeia, tem como principal objetivo a recuperação, restauro e reordenamento da infraestrutura verde húmida costeira da Praia da Vitória, promovendo uma maior qualidade de vida à população local e potenciando o turismo ornitológico”, realçou o autarca.

“A segunda fase do projeto engloba a construção de um túnel de ligação entre o paul da Praia da Vitória e o mar, que potenciará a circulação da água, bem como o aumento da superfície da sua área húmida. Relativamente ao paul do Belo Jardim, pretende-se alargar a superfície de área húmida, reordenando a área envolvente ao espelho de água. No que concerne às intervenções efetuadas no paul da Pedreira, esta incluem a instalação do Centro de Interpretação Ambiental, inaugurado em julho, e o reordenamento do acesso a esta zona húmida”, explicou.

“É importante relembrar que a primeira fase do projeto, cujo investimento ascendeu a um milhão de euros, consistiu no restauro do paul da Praia da Vitória, classificado como uma zona húmida protegida de interesse internacional pela Convenção de RAMSAR, em 2012. Isto demonstra o empenho e dedicação da equipa do projeto Life CWR na dinamização deste local”, evidenciou.

Na ocasião, o responsável municipal o empenho da Autarquia em reforçar a divulgação do projeto Life CWR junto da comunidade local, da comunidade de birdwatchers internacional e dos turistas.

“Temos que divulgar esta iniciativa, consciencializando as pessoas para a sua importância na sustentabilidade ambiental e no aumento do fluxo turístico no nosso Concelho, o que terá um impacto significativo no desenvolvimento socioeconómico da Ilha e Região”, disse.

“Gostaria ainda de salientar o trabalho desenvolvido por um conjunto de pessoas, das mais diversas áreas e de forma gratuita, em prol do sucesso deste projeto. A participação da sociedade civil é fundamental para a concretização de iniciativas como esta”, frisou.

 “Este é, indubitavelmente, um investimento com retorno não só no âmbito da preservação ambiental, mas também nas componentes turística e social. Deste modo, continuaremos a apoiar este projeto, que muito orgulha o nosso Município”, concluiu.


Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt