Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Até setembro de 2017, Praia da Vitória torna-se numa cidade acessível para todos
15 fevereiro 2017

A Câmara Municipal da Praia da Vitória encontra-se a implementar no centro urbano da cidade um conjunto de obras que visam melhorar as acessibilidades de pessoas com mobilidade reduzida aos espaços e serviços públicos existentes na Praia da Vitória. As intervenções, que estarão concluídas em setembro, foram apresentadas, em conferência de imprensa, pelo presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Roberto Monteiro, esta quarta-feira, 15, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

"Assegurar a qualidade de vida das pessoas que circulam na Praia da Vitória constitui uma responsabilidade deste Município, e que deve ser tida em conta também pelas autarquias em geral. Acreditamos na criação de uma cidade que valoriza as pessoas pelas suas especificidades, contribuindo para enriquecer e dinamizar as ruas que a caracterizam. Esta diversidade é que torna a Praia da Vitória especial e diferente", referiu o responsável municipal.

"Este projeto resulta de um estudo efetuado pelos alunos do Curso Técnico de Ação Educativa da Escola Secundária Vitorino Nemésio, cujo diagnóstico abrangeu o centro administrativo e comercial da Praia da Vitória. Nesta iniciativa, foram identificados os obstáculos existentes no acesso a espaços ou serviços públicos, o que nos permitiu determinar as linhas de ação necessárias para garantir uma maior qualidade de vida junto de quem aqui vive, dos munícipes e de quem nos visita", explicou.

"Todo o trabalho desenvolvido por estes alunos e pelo professor responsável, Augusto Vilela, é um ato de cidadania e um desafio para nós, enquanto entidade, que louvamos e apoiamos pela valorização da diferença. Agradeço à Escola Secundária Vitorino Nemésio o empenho e dedicação com que nos apresentaram o seu estudo, dando-nos a possibilidade de o pormos em prática", enalteceu.

"Gostaria de deixar uma mensagem de incentivo à sociedade civil na criação de projetos e iniciativas de ação cívica, despertando as entidades locais públicas e privadas para os seus deveres de cidadania", concluiu.

Segundo Augusto Vilela, docente responsável pelo projeto "Esta ação surgiu numa tentativa de perceber se seria possível construir uma cidade diferente e melhor a partir de cada um de nós. Acredito na importância da empatia e da sensibilidade para a criação de uma vida em sociedade. Só assim poderemos alcançar um futuro coeso entre gerações".

"O projeto foi marcado não só pelo empenho e dedicação das pessoas envolvidas, mas também pela recetividade e sensibilidade da Câmara Municipal da Praia da Vitória expressa na vontade de querer marcar pela diferença", disse.

Avaliadas em 120 mil euros, as ações – realizadas ou em curso - englobam os acessos existentes entre a estrada da circunvalação e o Paul da Praia da Vitória, nomeadamente no Cemitério Municipal, no edifício de apoio à Marina, no Jardim Municipal e nos recintos das festas da Praia. Para além destas intervenções, foram construídas novas instalações sanitárias para pessoas com necessidades especiais no Mercado Municipal, no Edifício Beira-Mar, no recinto do Music Resort, na Zona Verde, no Parque Infantil do Paul e também no Clube Naval.

Decorreram também obras nos passeios do centro urbano, no acesso a recintos desportivos municipais e ao edifício de atendimento, na requalificação da sinalização vertical e horizontal, criando mais lugares de estacionamento para pessoas com mobilidade condicionada, e também na acessibilidade junto a serviços sociais e de saúde para idosos e grávidas.

“O único espaço municipal que demorará mais tempo a ser intervencionado é o edifício dos Paços do Concelho, que dado o seu valor arquitetónico e a especificidade da intervenção, só poderá estar concluído após setembro deste ano, dependendo de uma candidatura a fundos comunitários”, explicou o autarca praiense.

Após a conclusão das obras, será disponibilizada uma plataforma digital com o mapeamento das zonas de estacionamento dedicado a pessoas com mobilidade reduzida e sinalização de serviços mais próximos a partir daquele ponto.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt