No âmbito do Dia Mundial da Proteção Civil, assinalado esta quarta-feira, 01 de março, o Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória (SMPCPV) e a Junta de Freguesia da Agualva (JFA) colaboraram na concretização do Plano de Intervenção Local, cuja assinatura decorreu, esta quarta-feira, nas instalações da JFA. O documento foi criado com o intuito de estabelecer os procedimentos a seguir em situação de emergência ou catástrofe, bem como catalogar os recursos e serviços disponíveis na freguesia para fazer face a possíveis ocorrências.
“A preparação prévia em situações de emergência é fundamental para minimizar o impacto de uma possível catástrofe. Como tal, este plano pretende construir, uniformizar e agilizar um Dispositivo de Prevenção e de Resposta, constituído pelos Organismos e Entidades de Apoio (OEA) locais com especial dever de cooperação em caso de emergência, tendo a coordenação da Junta de Freguesia local, neste caso a Junta de Freguesia da Agualva,” explica o Vereador Osório Silva, responsável do Serviço Municipal de Proteção Civil.
“Esta freguesia sofreu com as cheias que, em dezembro de 2009, provocaram danos materiais e irreversíveis. Por este motivo, entendemos que o Plano de Intervenção Local da Freguesia da Agualva deve ser o primeiro a entrar em vigor. Porém, naturalmente, esta iniciativa estender-se-á a todas as freguesias do Concelho, estando já iniciados os trabalhos para a concretização dos restantes planos,” acrescentou.
“Considerando que as catástrofes ocorrem sem qualquer aviso prévio, cabe às entidade locais assegurar as ferramentas necessárias à concretização de medidas que reduzam as consequências destas ações. A implementação deste Plano visa precisamente salvaguardar a eficácia da ação concertada dos agentes de proteção civil e dos OEA locais. Em situação de emergência, este é a ponte entre os procedimentos do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil da Praia da Vitória (PMEPCPV) e o instrumento local,” referiu o edil.
Para Noé Cota, Presidente da JFA, “esta ação da CMPV é de grande importância para a Agualva, pois demonstra que esta entidade está não só atenta como comprometida na preparação para estas eventualidades.
“Este plano solidifica a preocupação da CMPV, já demostrada em situações anteriores, e permite que caso se dê uma situação de emergência, por natureza caótica, saibamos com exatidão o que fazer, para onde dirigir a população e de que recursos dispomos para a auxiliar, para que o façamos prontamente,” frisou.
Este instrumento foi criado pelo SMPCPV na sequência da reunião de planeamento local de emergência, decorrida a 22 de fevereiro, com a JAF e os OEA da freguesia e está disponível em www.cmpv.pt/smpcpv.
Os Planos de Intervenção Local inserem-se na estratégia de proteção civil do Município da Praia da Vitória, que tem como intuito a promoção de ações de sensibilização para a autoproteção e intervenção junto da comunidade e dos OEA locais. A existência dos Planos de Intervenção Local permite uma resposta célere em situações de emergência maior, reduzindo o seu impacto e possibilitando a segurança e bem-estar da população.
Integrado nas comemorações do Dia Mundial da Proteção Civil, o Quartel dos Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória acolhe, na próxima terça-feira, dia 7 de março, um conjunto de atividades dirigidas ao público infantil e juvenil do Concelho, bem como a inauguração do Gabinete do SMPCPV.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt