Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Plano de Intervenção da Freguesia da Agualva homologado
02 março 2017

No âmbito do Dia Mundial da Proteção Civil, assinalado esta quarta-feira, 01 de março, o Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória (SMPCPV) e a Junta de Freguesia da Agualva (JFA) colaboraram na concretização do Plano de Intervenção Local, cuja assinatura decorreu, esta quarta-feira, nas instalações da JFA. O documento foi criado com o intuito de estabelecer os procedimentos a seguir em situação de emergência ou catástrofe, bem como catalogar os recursos e serviços disponíveis na freguesia para fazer face a possíveis ocorrências.

“A preparação prévia em situações de emergência é fundamental para minimizar o impacto de uma possível catástrofe. Como tal, este plano pretende construir, uniformizar e agilizar um Dispositivo de Prevenção e de Resposta, constituído pelos Organismos e Entidades de Apoio (OEA) locais com especial dever de cooperação em caso de emergência, tendo a coordenação da Junta de Freguesia local, neste caso a Junta de Freguesia da Agualva,” explica o Vereador Osório Silva, responsável do Serviço Municipal de Proteção Civil.

“Esta freguesia sofreu com as cheias que, em dezembro de 2009, provocaram danos materiais e irreversíveis. Por este motivo, entendemos que o Plano de Intervenção Local da Freguesia da Agualva deve ser o primeiro a entrar em vigor. Porém, naturalmente, esta iniciativa estender-se-á a todas as freguesias do Concelho, estando já iniciados os trabalhos para a concretização dos restantes planos,” acrescentou.

“Considerando que as catástrofes ocorrem sem qualquer aviso prévio, cabe às entidade locais assegurar as ferramentas necessárias à concretização de medidas que reduzam as consequências destas ações. A implementação deste Plano visa precisamente salvaguardar a eficácia da ação concertada dos agentes de proteção civil e dos OEA locais. Em situação de emergência, este é a ponte entre os procedimentos do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil da Praia da Vitória (PMEPCPV) e o instrumento local,” referiu o edil.

Para Noé Cota, Presidente da JFA, “esta ação da CMPV é de grande importância para a Agualva, pois demonstra que esta entidade está não só atenta como comprometida na preparação para estas eventualidades.

“Este plano solidifica a preocupação da CMPV, já demostrada em situações anteriores, e permite que caso se dê uma situação de emergência, por natureza caótica, saibamos com exatidão o que fazer, para onde dirigir a população e de que recursos dispomos para a auxiliar, para que o façamos prontamente,” frisou.

Este instrumento foi criado pelo SMPCPV na sequência da reunião de planeamento local de emergência, decorrida a 22 de fevereiro, com a JAF e os OEA da freguesia e está disponível em www.cmpv.pt/smpcpv.

Os Planos de Intervenção Local inserem-se na estratégia de proteção civil do Município da Praia da Vitória, que tem como intuito a promoção de ações de sensibilização para a autoproteção e intervenção junto da comunidade e dos OEA locais. A existência dos Planos de Intervenção Local permite uma resposta célere em situações de emergência maior, reduzindo o seu impacto e possibilitando a segurança e bem-estar da população.

Integrado nas comemorações do Dia Mundial da Proteção Civil, o Quartel dos Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória acolhe, na próxima terça-feira, dia 7 de março, um conjunto de atividades dirigidas ao público infantil e juvenil do Concelho, bem como a inauguração do Gabinete do SMPCPV.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt