No próximo dia 25 de março, as luzes dos edifícios centrais da Praia da Vitória e a iluminação cénica da Cidade serão desligadas, entre as 20h30 e as 21h30, no âmbito da ação de sensibilização ambiental “Hora do Planeta”, que tem como objetivo último alertar a população para os efeitos das alterações climáticas.
A “Hora do Planeta”, promovida pela associação internacional World Wide Fund for Nature (WWF), em parceria com a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), constitui a maior campanha ambiental do mundo, abrangendo mais de 8.000 cidades e vilas de cerca de 178 países.
“Associamo-nos, uma vez mais, a esta causa, porque consideramos imprescindível sensibilizar as pessoas para as consequências das mudanças de clima, incutindo nas mesmas comportamentos que contribuam para mitigar esses efeitos, como a poupança de energia”, destacou Paula Ramos, vereadora com competência na área do Ambiente.
“O aquecimento global pode provocar variações extremas no clima, levando à ocorrência de cheias, ondas de calor e furacões, bem como acentuar a desertificação, com o aumento das zonas secas e áridas, tendo um impacto negativo na produção agrícola e contribuindo para a extinção de diversas espécies de fauna e flora”, explicou.
“Este fenómeno também está associado à propagação de doenças tropicais, como a malária, a cólera, a dengue e o vírus do Nilo Ocidental”, acrescentou.
“Para conseguirmos reduzir as emissões dos gases de efeito estufa, que causam o aumento da temperatura da Terra, temos de diminuir a utilização dos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural), substituindo-os pelas energias renováveis”, enfatizou.
Em 2016, participaram nesta iniciativa 110 municípios portugueses, tendo ficado às escuras centenas de monumentos emblemáticos, tais como a Ponte 25 de Abril, a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, o Palácio Nacional da Pena, entre outros.
A WWF é uma organização não governamental, cuja missão consiste em promover a sustentabilidade ambiental, através da preservação dos recursos naturais,da diminuição da poluição e do desperdício e da conservação da biodiversidade.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt