Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Durante o mês de abril, CPCJ da Praia da Vitória e autarquia praiense promovem ações de sensibilização contra maus-tratos infantis
03 abril 2017

No âmbito da campanha nacional de consciencialização para a prevenção dos maus-tratos na infância, que decorre anualmente no mês de abril, a cidade da Praia da Vitória acolhe um conjunto de atividades promovidas pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) local, em parceria com a autarquia praiense.

O programa inclui, nos dias 04 e 05, pelas 10h00, a iniciativa “Hora do Conto”, no Largo da Luz, direcionada às crianças das creches e jardins de infância do Concelho, na qual será contada uma história, devidamente adaptada, alusiva à temática da campanha. Esta ação contará com a participação das colaboradoras Márcia Leal e Vanda Sousa. Na ocasião, os mais pequenos receberão também uma fita azul para poderem decorar a “Casa da Avó Bonnie Finney”, que estará patente no Largo da Luz até ao final do mês de abril.

Para o dia 21, às 10h00, está agendado um “Peddy Paper”, no centro da Praia da Vitória, que contará com a participação de alunos dos ensinos básico e secundário, provenientes das escolas do Concelho. Nesta atividade, os participantes terão de percorrer diversos locais da cidade, como a Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, o Centro de Saúde, o Instituto de Segurança Social, o Tribunal, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários, a Esquadra de Polícia de Segurança Pública, a CPCJ, o edifício dos Paços do Concelho e a Igreja de Santo Cristo.

A ação tem como principal objetivo estabelecer a ligação entre o jogo e os direitos das crianças, estando a passagem pelo Centro de Saúde relacionada com o direito aos cuidados de saúde; a visita ao Tribunal simboliza o direito à proteção da lei; enquanto a ida aos Bombeiros tem a ver com o direito à proteção e socorro, em situação de emergência. O jogo termina na Zona Verde, onde haverá animação e a entrega do prémio à equipa vencedora.

Com a concretização destas iniciativas, pretende-se sensibilizar a comunidade para a importância do seu envolvimento na prevenção dos maus-tratos infantis, promovendo a parentalidade positiva.

A Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon), cor associada a esta causa, teve início da década de 80, no estado norte-americano de Virgínia, quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro para simbolizar os maus-tratos sofridos pelos seus dois netos. A cor azul representava as nódoas negras nos corpos das crianças, servindo-lhe como um lembrete para a sua luta na proteção dos mais novos e alertando a sociedade para esta questão.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais