A verdadeira aposta do Juventude Desportiva Lajense (JDL) reside na formação, que assenta na transmissão de valores como a humildade, a partilha, o dinamismo e a ambição junto das crianças e jovens que integram o clube. O espírito de união constitui o primeiro passo na construção de uma sociedade de olhos postos no futuro. A ideia foi veiculada pelo vereador do Desporto, Tibério Dinis, na Gala do Clube, que decorreu no passado sábado, 20, no Auditório do Ramo Grande, na Praia da Vitória.
“Hoje assinala-se o 59º aniversário do JDL, um clube que acredita na formação de qualidade, que trabalha diariamente em prol das crianças e jovens na construção de um futuro melhor. O seu empenho e dedicação tem-nos permitido sonhar, alcançando o reconhecimento desportivo no panorama regional. Neste sentido, o Município da Praia da Vitória orgulha-se do percurso desenvolvido por esta instituição, levando o nome do nosso concelho mais longe”, referiu o edil praiense.
“Esta entidade cresceu de forma sustentável, atenta às adversidades da atualidade, mas ultrapassando-as sempre com confiança. Para além do futebol, apostou em mais duas modalidades, nomeadamente a dança e o ciclismo. O espírito de família que a caracteriza tornam-na numa referência a nível local e regional, o que faz com que ano após ano continuem a trabalhar afincadamente na concretização de ações que promovam os valores desportivos”, explicou.
“Este é um clube que representa os tons da Vila das Lajes, as cores do Concelho da Praia da Vitória e da Região Autónoma dos Açores que sempre acreditou no desporto de formação e nas crianças e jovens da nossa ilha”, acrescentou.
O titular da pasta do Deporto proferiu ainda um agradecimento à direção do Clube, na pessoa de David Cota e também a todas as pessoas que contribuiram para que o JDL chegasse mais longe na projeção do seu trabalho.
Segundo David Cota, presidente do JDL, “esta cerimónia visa uma vez mais celebrar a família amarela, que deu provas da sua afirmação no compromisso de continuar a dignificar o nosso desporto e a Vila das Lajes”.
“Terminamos esta época desportiva com mais de 20 troféus alcançados, algo que muito nos orgulha. E anualmente, continuamos a apostar na realização do Azores Cup, uma prova de excelência do futebol na formação das nossas crianças. Estas ações enriquecem-nos enquanto movimento associativo e só são possíveis com o apoio dos atletas, treinadores, equipas técnicas, patrocinadores, entidades que se revêem no JDL, pais e famílias dos atletas, adeptos, voluntários e membros da direção”, disse.
Para Nuno Maciel, presidente da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, ”os clubes do Ramo Grande estão bem cotados a nível desportivo, algo que nos orgulha a todos. O envolvimento da comunidade é algo de espantoso e sei que este é um dos motivos centrais para o sucesso desportivo do Concelho”, constatou.
“A X edição do Azores Cup marcou o panorama desportivo pelo apoio das pessoas. Esta é uma coletividade única e a escola de futebol mais singular de todos os Açores. Desejo o maior sucesso na persecução dos objetivos pretendidos”, concluiu.
Por sua vez, César Toste, presidente da Junta de Freguesia da Vila das Lajes, referiu que “o sonho de algumas pessoas há 59 anos comandou a vida de centenas. A capacidade de sonhar, derrubar muros e construir pontes é algo louvável. Todos os dias, na dança, no ciclismo e no futebol colhemos frutos. O JDL é um lugar de aprendizagens, de crescimento e de felicidade. Acredito que diariamente continuaremos a elevar o nível da qualidade da formação integral dos mais pequenos, levando o nome da Vila das Lajes mais longe”.
António Gomes, diretor regional do Desporto, defendeu que ”um clube e uma associação surgem da vontade e do querer de um conjunto de pessoas. Uma instituição desta natureza é uma manifestação da liberdade e, acima de tudo, uma manisfestação de cidadania. Estes 59 anos resultam da partilha de um ideial, de uma cor, o amarelo, ou de outro tom qualquer, que devemos continuar a honrar de geração em geração”.
“Esta relação entre pais e filhos, patente também na formação desportiva é fundamental para o crescimento de cidadãos ativos que acreditam na capacidade de agir como forma de alcançar uma sociedade mais coesa. Que a aposta na formação continue, pois este é o melhor caminho para o futuro”, aludiu.
A gala, que homenageou as pessoas que mais se destacaram na história do clube, foi abrilhantada pela atuação do grupo de dança da Academia de Juventude Lajense, sob o tema “Mask”.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt