Reforçar os procedimentos de evacuação das entidades locais e sensibilizar a comunidade para a importância do cumprimento das medidas de autoproteção constituem os pilares de sucesso de uma política de proteção civil coesa, assente na segurança e bem-estar da sociedade. As conclusões foram transmitidas por Osório Silva, vereador com competência na área das Infraestruturas e Mobilidade e responsável pela Comissão Municipal de Proteção Civil, após encontro com as entidades envolvidas na simulação do exercício de acidente industrial grave na Zona Industrial do Cabo da Praia. A reunião decorreu, na segunda-feira, 29, no Gabinete do Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória (SMPCPV).
"A concretização de um exercício desta natureza é fundamental para a partilha de conhecimentos entre todas as entidades com responsabilidade na manutenção da segurança da população. O balanço é muito positivo, acreditamos que deve ser mantida a aposta na contínua sensibilização da comunidade para as medidas de autoproteção, assim como a eficiência na capacidade de resposta à concretização das diferentes etapas estipuladas para a promoção da qualidade de vida das pessoas", explicou o edil praiense.
"Cabe também a nós, responsáveis pela manutenção da coesão social, desenvolver formações, difundir o conhecimento sobre as medidas de autoproteção e criar as condições de ação perante uma possível situação de emergência ou catástrofe", disse.
"Nunca é demais estarmos preparados para as diversas situações que possam por em causa o bem-estar da sociedade. Por este motivo, os exercícios são muito profícuos na medida em que nos permitem avaliar o que correu menos bem, ajustar as linhas de ação para um próximo exercício e evoluir enquanto equipa de trabalho. Esta articulação é essencial num possível cenário real de catástrofe", acrescentou.
"Entendemos que a criação de rotinas de proteção contribuirá significativamente para garantir a preparação da comunidade em caso de situação grave com substâncias perigosas", concluiu.
O responsável do SMPCPV salientou ainda a união de esforços entre todas as entidades, considerando que este foi mais um passo na partilha de experiências e saberes que enriqueceram todos os presentes.
"Durante o dia de hoje, segunda-feira, mobilizamos esforços, unimos saberes, enriquecemos a nossa experiência e voltamos a sensibilizar a comunidade para a importância da segurança. Os objetivos foram cumpridos", concluiu.
O exercício contou com a participação da Junta de Freguesia do Cabo da Praia, Capitania do Porto, Polícia Marítima, Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória, Polícia de Segurança Pública e Serviços de Proteção Civil municipal e regional, bem como do Terminal de Combustíveis da Praia da Vitória, dos Portos dos Açores e da Associação de Gestão do Parque Industrial da Ilha Terceira (AGESPI).
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt