Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Simulação de acidente industrial grave na Zona Industrial do Cabo da Praia, "O sucesso de uma política de proteção civil local reside na contínua sensibilização da comunidade para as medidas de autoproteção", defende Osório Silva
30 maio 2017

Reforçar os procedimentos de evacuação das entidades locais e sensibilizar a comunidade para a importância do cumprimento das medidas de autoproteção constituem os pilares de sucesso de uma política de proteção civil coesa, assente na segurança e bem-estar da sociedade. As conclusões foram transmitidas por Osório Silva, vereador com competência na área das Infraestruturas e Mobilidade e responsável pela Comissão Municipal de Proteção Civil, após encontro com as entidades envolvidas na simulação do exercício de acidente industrial grave na Zona Industrial do Cabo da Praia. A reunião decorreu, na segunda-feira, 29, no Gabinete do Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória (SMPCPV).

"A concretização de um exercício desta natureza é fundamental para a partilha de conhecimentos entre todas as entidades com responsabilidade na manutenção da segurança da população. O balanço é muito positivo, acreditamos que deve ser mantida a aposta na contínua sensibilização da comunidade para as medidas de autoproteção, assim como a eficiência na capacidade de resposta à concretização das diferentes etapas estipuladas para a promoção da qualidade de vida das pessoas", explicou o edil praiense.

"Cabe também a nós, responsáveis pela manutenção da coesão social, desenvolver formações, difundir o conhecimento sobre as medidas de autoproteção e criar as condições de ação perante uma possível situação de emergência ou catástrofe", disse.

"Nunca é demais estarmos preparados para as diversas situações que possam por em causa o bem-estar da sociedade. Por este motivo, os exercícios são muito profícuos na medida em que nos permitem avaliar o que correu menos bem, ajustar as linhas de ação para um próximo exercício e evoluir enquanto equipa de trabalho. Esta articulação é essencial num possível cenário real de catástrofe", acrescentou.

"Entendemos que a criação de rotinas de proteção contribuirá significativamente para garantir a preparação da comunidade em caso de situação grave com substâncias perigosas", concluiu.

O responsável do SMPCPV salientou ainda a união de esforços entre todas as entidades, considerando que este foi mais um passo na partilha de experiências e saberes que enriqueceram todos os presentes.

"Durante o dia de hoje, segunda-feira, mobilizamos esforços, unimos saberes, enriquecemos a nossa experiência e voltamos a sensibilizar a comunidade para a importância da segurança. Os objetivos foram cumpridos", concluiu.

O exercício contou com a participação da Junta de Freguesia do Cabo da Praia, Capitania do Porto, Polícia Marítima, Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória, Polícia de Segurança Pública e Serviços de Proteção Civil municipal e regional, bem como do Terminal de Combustíveis da Praia da Vitória, dos Portos dos Açores e da Associação de Gestão do Parque Industrial da Ilha Terceira (AGESPI).

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt