Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Presidente da Cãmara deixa desafio na apresentação da IV Biofeira, “A introdução de produtos biológicos nas cantinas escolares é fundamental para a saúde e bem-estar das novas gerações”, afirma Roberto Monteiro
31 maio 2017

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória defende que as cantinas escolares devem utilizar produtos biológicos para que as crianças e jovens sejam mais saudáveis. Roberto Monteiro, que falava na apresentação da IV Biofeira, realizada na manhã de quarta-feira, 31, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, desafiou as diversas entidades públicas e privadas e o Governo Regional a apostarem na alimentação biológica nas escolas da Região, valorizando assim os produtos e produtores açorianos.

“Após termos vencido tantos desafios desde o início da Biofeira, na qual o número de produtores era escasso, está na altura de irmos mais longe e promovermos a agricultura biológica junto dos mais novos, incutindo nos mesmos hábitos alimentares saudáveis. Neste sentido, considero fulcral que as cantinas escolares comecem a utilizar produtos de origem biológica, dando o exemplo às futuras gerações”, referiu o responsável municipal.

“Se os estabelecimentos de ensino adotarem uma alimentação mais equilibrada, estarão a contribuir para uma maior qualidade alimentar da comunidade escolar, garantindo ainda o aumento da comercialização, o que potenciará o bem-estar das nossas crianças e jovens, bem como o desenvolvimento económico local”, evidenciou.

“Encerro o meu percurso nesta autarquia com este sonho e espero que os meus sucessores o possam concretizar. Deste modo, desafio as entidades competentes e o Governo Regional a unirem esforços em prol da promoção da agricultura biológica e da qualidade de vida das novas gerações”, acrescentou.

Na ocasião, o edil praiense apelou ainda à participação da comunidade no evento.

“É importante que as pessoas participem na iniciativa, dinamizando esta componente agrícola, que tem registado um crescimento significativo ao longo dos anos. A participação da comunidade é muito importante para estimular os produtores a fazerem mais e melhor pelo futuro da agricultura biológica”, enfatizou.

“Para terminar, não poderia deixar de salientar o esforço e determinação da Cooperativa BioAzórica na realização desta feira, na angariação de novos produtores e na sensibilização da população para a adoção de um estilo de vida saudável. Espero que continuem a trilhar um caminho de sucesso”, concluiu.

Mónica Oliveira, presidente da BioAzórica, apresentou o programa, frisando que existe um leque diversificado de atividades, no sentido de atrair pessoas de várias faixas etárias.

“A Biofeira visa dar a conhecer o nosso trabalho, sendo também um espaço de reflexão e debate acerca da agricultura biológica. Pretendemos demonstrar que esta vertente contribui significativamente para a saúde das pessoas, assim como para a conservação da biodiversidade, refutando a ideia de que a alimentação biológica não pode ser saborosa. É possível confecionar receitas deliciosas, utilizando apenas produtos de origem biológica”, explicou.

“Termino a minha intervenção com um sentido agradecimento ao Município da Praia da Vitória, em especial ao Presidente, pelo apoio na concretização deste sonho, e ao vereador Osório Silva e respetiva equipa, pelo trabalho efetuado na organização do evento. Trabalhamos com afinco e amizade e é isso que nos define ao fim de quatro anos”, sublinhou.

Programa

A 4ª edição da Biofeira, que decorre de 02 a 04 de junho, na Marina da Praia da Vitória, inicia-se na sexta-feira, pelas 17h00. Às 18h30, terá lugar uma palestra, moderada por Osório Silva, na qual intervirão Mónica Oliveira, que fará uma reflexão sobre o plano estratégico para a agricultura biológica, e Isabel Branco, da Quercus, que dissertará sobre a temática “A campanha autarquias sem glifosato/herbicidas e a manutenção de espaços públicos em zonas urbanas”. Para as 21h00, está agendada a atuação da banda “Os Kotas”.

No sábado, o espaço abre às 10h00. Às 11h00, decorrerá atividade física, com Nuno Moreira. Meia hora depois, será realizado um workshop de artesanato sobre pasta de dentes infantil, que contará com a presença de Maria do Carmo Lima. A atividade “Science Show – experiências divertidas para todas as idades” está marcada para as 14h30. A partir das 15h00, David Horta Lopes, da Universidade dos Açores (UAC), dará início a um conjunto de palestras, na qual Francisco Maduro Dias, da UAC, abordará o tema “Agricultura à antiga assim tão diferente?”, Isabel Branco, da Quercus, falará sobre agricultura biológica e ruralidade, e Fábio Costa, da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA), explicará o conceito “Marca Açores”, realçando a questão da valorização da autenticidade dos produtos regionais.

Para as 17h30, está ainda prevista uma palestra, intitulada “O papel da alimentação na microbiota intestinal”, ministrada pela nutricionista Tânia Rocha. Uma hora mais tarde, decorrerá o workshop de green smoothies, com Avelino Ormonde, da BioFontinhas. Pelas 21h00, atua o Grupo Folclórico Doce Esperança.

No último dia, a abertura da Biofeira está marcada para as 10h00, seguindo-se, pelas 11h00, atividade física, com Nuno Moreira. Às 11h30, Maria do Carmo Lima ministrará um workshop de flores de fuxicos. Mais tarde, pelas 13h00, decorrem um rastreio de composição corporal e do perímetro abdominal e jogos infantis, com Ana Carrapa e Teresa Pires, do Centro de Saúde da Praia da Vitória.

O início das palestras, com Mónica Oliveira, terá lugar às 15h00. Raquel Vargas, da BioKairós, apresentará o projeto BioKairós, seguindo-se a intervenção de Adelaide Mendes, do Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas (IAMA), subordinada à temática “A agricultura biológica nos Açores – procedimentos de notificação de atividade, evolução e caracterização”. Pelas 17h00, será realizada a atividade “Detox – mente sã, corpo são”, que contará com a participação de Dada Dhyanananda, monge indiano. O momento musical estará a cargo do grupo “Vozes do Fado”, às 18h30.

O encerramento da Biofeira está previsto para as 23h00, na sexta-feira e no sábado, decorrendo às 20h00, no domingo.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt