Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Desafio lançado na abertura da IV Biofeira, "Restauração local deve apostar em produtos biológicos para alavancar o setor agrícola na ilha Terceira e além-fronteiras", afirma Osório Silva
08 junho 2017

Aproximar as unidades hoteleiras e a comunidade dos produtores locais constitui o primeiro passo para dar a conhecer as mais-valias dos produtos biológicos e, consequentemente, reforçar a qualidade do setor agrícola ao nível da ilha Terceira, do arquipélago e também nos países estrangeiros. A ideia foi veiculada por Osório Silva, vereador do Desenvolvimento e Coesão Rural, das Infraestruturas e Mobilidade, na abertura da IV Biofeira, que decorreu na sexta-feira, 02, na marina da Praia da Vitoria.

"Aproximar os produtores e a restauração local é uma ação necessária à dinamização e consolidação do setor. É de conhecimento geral que as unidades hoteleiras são fundamentais na transmissão dos valores gastronómicos que definem a nossa ilha e o arquipélago. Por este motivo, acredito que devemos apostar nesta relação, de modo a enaltecer os pontos fortes da produção local, dando-a a conhecer além-fronteiras", explicou o responsável municipal.

"A produção local assume um papel preponderante na economia, nomeadamente na vertente da agricultura familiar e também na relação entre o produtor e a restauração. A primeira assenta na criação de um rendimento suplementar no agregado familiar, que é visível no aumento do número de produtores convencionais e biológicos a tempo inteiro. A segunda envolve uma maior sensibilização da comunidade e unidades hoteleiras para a importância de consumir produtos locais de qualidade e saudáveis. Apostar nestas vertentes é garantir a sustentabilidade do setor, reforçando o seu crescimento económico", acrescentou.

O edil praiense adiantou que a autarquia local pretende avançar com a criação de um novo mercado biológico, cujo intuito é, num futuro próximo, possibilitar uma maior interação dos produtores biológicos com a população das onze freguesias municipais.

"No concelho da Praia da Vitória existem três mercados, designadamente o mercado municipal, com a venda de produtos hortícolas convencionais; o mercado de produtos locais na freguesia dos Biscoitos, a fim de valorizar as potencialidades desta zona; e o mercado de produtos biológicos, junto ao Paul, que aposta na promoção de produtos saudáveis. Futuramente, o Município reunirá as condições para a concretização de um quarto mercado, com o apoio da GRATER. O mesmo vai possibilitar aos produtores locais darem a conhecer os seus produtos junto da comunidade residente nas freguesias municipais. Considerando as mais valias deste género de culturas biológicas a nível alimentar, pretendemos sensibilizar as pessoas para as suas vantagens", referiu.

"Gostaria de enaltecer o empenho e dedicação da Biozórica nos últimos quatro anos, afirmando-se no panorama regional pela qualidade e excelência com que contribui para o reforço do setor agrícola", concluiu.

Segundo Mónica Oliveira, presidente da Bioazórica, "esta feira é a oportunidade de mostrarmos às pessoas todo o trabalho desenvolvido por nós em prol da agricultura biológica na ilha Terceira. A cooperativa está neste espaço com o intuito de representar os seus produtores, pois sempre acreditamos que este projeto era válido e que ia primar pela diferença", destacou.

"O número de consumidores tem aumentado nos últimos tempos e isso é algo que muito nos orgulha, visto que são eles que definem o nosso compromisso. Ao optarmos por um produto biológico, estamos a preservar a biodiversidade e a natureza e isso é algo fundamental na definição dos Açores e, concretamente, da ilha Terceira como local de excelência", disse.

Para José Élio Ventura, diretor regional da Agricultura, "o modo de produção biológica tem vindo a despertar o interesse crescente dos cidadãos. Este é capaz de gerar benefícios ambientais e de segurança alimentar, o que é fundamental para os consumidores ", reforçou.

"Importa promover um planeamento estratégico adequado e em articulação com as organizações de produtores e também com a Bioazórica, direcionando incentivos e promovendo orientações técnicas, através da estipulação de uma estratégia regional para a agricultura biológica. Esta deve ser centrada na promoção do comércio, produção e consumo de produtos biológicos. Para além disso, deve ser reforçada a formação nesta área, assente no crescimento sustentável dos setores agropecuário, agroalimentar e agroindustrial açorianos", referiu.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt