O vereador das Infraestruturas e Mobilidade realçou o esforço efetuado pelo Município na implementação de medidas que visem aumentar a qualidade de vida das pessoas com mobilidade reduzida, facilitando o acesso das mesmas aos diversos serviços e também às zonas balneares da Praia da Vitória. Osório Silva intervinha na cerimónia de hasteamento da bandeira “Praia Acessível”, realizada na manhã de quinta-feira, 22, na Praia Grande.
“É essencial criamos condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida para que estas possam usufruir de tudo o que o nosso Concelho tem para oferecer. Por este motivo, a autarquia praiense tem realizado vários investimentos, dos quais destaco a colocação de rampas em alguns edifícios, o rebaixamento de passeios, a ampliação dos passadiços de acesso ao mar, a aquisição de cadeiras anfíbias e a implementação de um sistema de alarme nas instalações sanitárias destinadas a pessoas com mobilidade reduzida, que pode ser acionado em caso de emergência, fazendo com que as mesmas sejam socorridas de imediato”, evidenciou.
“São três as zonas balneares do nosso Concelho que ostentam este galardão, nomeadamente o Porto Martins, os Biscoitos e a Praia Grande, o que muito nos orgulha, demonstrando o nosso empenho em criar condições para que as pessoas com mobilidade reduzida possam desfrutar da época de veraneio da melhor forma possível”, referenciou.
“Este é um trabalho contínuo que pretendemos manter, pois apesar destas pessoas serem uma minoria, merecem a nossa atenção. Com estas iniciativas, pretendemos promover o bem-estar dos habitantes locais, mas também daqueles que nos visitam, combatendo as barreiras arquitétonicas, a fim de construirmos uma sociedade mais justa e igualitária”, enfatizou.
Carlos Armando Costa, presidente da Junta de Freguesia de Santa Cruz, salientou o trabalho realizado por esta entidade no âmbito da manutenção das zonas balneares.
“Há quatro anos, assumimos a tarefa de efetuar a limpeza das praias localizadas na nossa freguesia, designadamente a Prainha, Praia Grande, Praia dos Sargentos e Praia da Riviera, tornando-as locais aprazíveis para todos os que as frequentam. Iremos manter a aposta na manutenção destes locais, que representam pontos turísticos e, como tal, devem ser potenciados”, frisou.
O programa “Praia Acessível, Praia para Todos” foi criado em 2004, o Ano Europeu das Pessoas com Deficiência, no sentido de facilitar a acessibilidade das pessoas portuguesas com mobilidade condicionada às zonas balneares. Este projeto engloba zonas costeiras e interiores, cujas águas estejam classificadas como balneares e que possuam nadador-salvador.
Para receber a distinção de “Praia Acessível”, as zonas balneares devem reunir um conjunto de condições descritas na legislação em vigor. É necessário que estes espaços possuam rampas de acesso, estacionamento ordenado e reservado, bem como cadeiras anfíbias.
Relativamente à aquisição das cadeiras anfíbias, esta pode ser realizada no Gabinete de Desporto do Município, localizado junto ao estádio municipal, mediante marcação com 24 horas de antecedência, pelos contactos 915 772 392/ 915 772 393 ou através do endereço de correio eletrónico: desporto@astp.pt.
O hasteamento da bandeira “Praia Acessível” contou com a participação de diversos utentes do Centro de Apoio à Deficiência da Praia da Vitória.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt